quinta-feira, outubro 04, 2012

Rui Reininho e a partilha de música na net: "Se for tudo oferecido, sou a favor"


BLITZ HomepageVoz dos GNR comenta com humor o despacho do Ministério Público segundo o qual é legal copiar e partilhar música na internet.

Depois de Paulo Furtado, o senhor que se segue é Rui Reininho. O assunto? O despacho do Ministério Publico que afirma ser lícito copiar e partilhar música na internet. O vocalista dos GNR não se coíbe de brincar com a situação, e alinha mesmo na ideia de se copiar o papel-moeda.

"Acho bastante mal. Agora é possível copiar em todas as circunstâncias? Nas salas de aulas, nos exames? Se for uma ideia abrangente e libertária, sou a favor. Se for possível copiar o papel-moeda, os cheques, os diplomas dos doutorados... Se for uma ideia mundial, em que tudo é oferecido e está tudo disponível, sou mesmo a favor. Agora, só a atividade artística, acho pouco. Estou a começar a pensar que é fantástico, se pudermos copiar o papel-moeda e os euros, não é? Agora estar a restringir, mas por alma de quem?"

"Nunca fui subsidiado. Se eu tivesse um subsídio do estado ou de uma entidade divina, do essencial, teria o máximo prazer em partilhar. Mas como disse alguém mais antigo que eu: não me peçam para dar aquilo que eu tenho para viver. Eu sobrevivo disto há muitos anos. Teria muito gosto, mas lá está, se for nessa atitude completamente zen de que tudo é livre e disponível... mas não me parece que a intenção em Portugal seja essa".

"[Portugal é um dos países onde se fazem mais downloads ilegais, ocupando o 13º lugar] Estamos melhor que em muitas outras modalidades. Mas tenho a impressão que em termos de partilhas estamos muito mal classificados.  Há um desequilíbrio muito grande. Tenho impressão que estaremos em primeiro lugar a fazer espetáculos de solidariedade uns para os outros".  
"Não creio que essa partilha venha a melhorar o que quer que seja. As pessoas passam numa mercearia de rua e as coisas estão disponíveis, o que é que fazem as pessoas civilizadas? Entram na loja e pagam. É um princípio justo. Até na natureza os animais partilham qualquer coisa, uma carícia, uma lambidela [ri-se]. Estou disposto a negociar. Agora 'dar dar dar'... como dizia o grande António Variações: dar e receber".

"Estou a lembrar-me da síndrome Radiohead. Eram apontados como os primeiros que punham o álbum à disposição. Isso é facílimo quando se parte de quatro milhões de discos vendidos. E quem parte do zero? Se eu fizer o mesmo, qual é o resultado? Também S. Francisco de Assis, que era um homem rico, se tornou desprendido e foi viver com os pobres".


Ler mais: http://blitz.sapo.pt/rui-reininho-e-a-partilha-de-musica-na-net-se-for-tudo-oferecido-sou-a-favor=f83768#ixzz28Mq9R22T

Nenhum comentário:

Postar um comentário