domingo, março 03, 2013

Povo "ordena" demissão

CM

Manifestação: De Norte a Sul do País cantou-se ‘Grândola, Vila Morena’
Mais de um milhão e meio de portugueses foram ontem para as ruas de norte a sul do País exigir a demissão do Governo e o fim das medidas de austeridade. Em Lisboa, segundo os números da organização Que se Lixe a Troika, terão sido cerca de 500 mil a marcar presença no Terreiro do Paço, onde se cantou ‘Grândola, Vila Morena’.
Sob o lema ‘o povo é quem mais ordena’, o protesto juntou médicos, enfermeiros, professores, jovens precários, reformados e muitos outros portugueses, todos com críticas, que acenaram com lenços brancos ao Governo de Passos Coelho. Ao Correio da Manhã, Judite Reis, desempregada de 45 anos, queixa-se de já não saber como pagar as contas. "Tenho uma filha na faculdade e dizem-me que sou muito velha para trabalhar, mas muito nova para a reforma. O que vou fazer?", questiona, enquanto exibe um cartaz onde se lê: "O Governo vive acima das minhas possibilidades."

André Almeida, médico de 28 anos, queixa-se que o salário líquido já passou para metade desde que começou a exercer. Daniel Almeida, aos 60 anos, teme não vir a ter reforma, mas não é isso que o preocupa. "Tenho uma filha de 25 anos desempregada. Já devia ter a vida feita, filhos, mas nem pensa em viver, só sobreviver", desabafa o gestor da CP.

Às 18h30, cantou-se a uma só voz a música de Zeca Afonso, não só em Lisboa, mas em mais de 30 cidades pelo País. No Porto, terá sido uma das maiores manifestações de sempre, com 400 mil na rua, o que gerou alguns confrontos com a polícia (ver págs. 8 e 9). Coimbra somou 20 mil, segundo as primeiras estimativas, e Setúbal juntou sete mil pessoas, tal como Braga. 

O movimento Que se Lixe a Troika quer uma confluência de iniciativas para o "derrube deste Governo", mas não especificou novas medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário