terça-feira, março 12, 2013

Europol ajudou Polícia Judiciária na descoberta de 1.901 notas falsas de 200 euros

RTP

As 1.901 notas de 200 euros falsas apreendidas no Grande Porto são de "excecional qualidade" e só foi possível descobri-las após uma investigação internacional que juntou Judiciária e Europol, disse hoje a coordenadora de Investigação Criminal da PJ/Porto.

"Esta falsificação é muito boa, tem uma ótima qualidade, não só pelo papel, mas também por ter na sua execução um conjunto de elementos de segurança que fazem com que a nota pudesse passar mesmo naquelas máquinas de infravermelhos", explicou a coordenadora de Investigação Criminal Damiana Neves, acrescentando que a marca de água é o elemento com pior qualidade.
As notas falsas de 200 euros, cuja contrafação foi feita no estrangeiro, foram apreendidas na posse de um indivíduo de 46 anos, que circulava com o valor total de 380.200 euros, explicou Damiana Neves, numa conferência de imprensa realizada hoje à tarde, referindo que a investigação se prolongou por cerca de um mês.
Já depois da conferência de imprensa, fonte ligada à investigação adiantou à Lusa que o homem alegadamente envolvido nesta falsificação foi colocado, por um juiz de instrução, em prisão preventiva.
De acordo com os elementos da Europol (serviço europeu de polícia) que foram dados à PJ, as notas apreendidas nesta operação já circulam desde 2002, praticamente desde que o Euro se iniciou, referiu Damiana Neves, explicando que toda a falsificação que perdura "vai sendo melhorada".
"Esta é uma variante de uma nota já feita em 2002 e, segundo os especialistas (...) da Europol, é extremamente boa e muito melhorada", acrescentou.
As 1.901 notas contrafeitas foram assinaladas em maiores quantidades sobretudo em Espanha, Itália, Alemanha, Bulgária e em Portugal.
Estavam na posse de um único homem e seriam para entregar a "terceiros" que, "objetivamente, as iriam colocar em circulação no sistema fiduciário português", informou ainda Damiana Neves.
Num comunicado oficial emitido antes desta conferência de imprensa, a PJ considerou que esta foi a "maior apreensão de euros efetuada a nível mundial", informação que fonte da corporação manteve, mas com uma `nuance`: foi a "maior apreensão a nível mundial" envolvendo falsificação de notas com nível qualitativo elevado.
Esta foi a segunda apreensão de moeda falsa feita este mês, no Porto, pela Polícia Judiciária, a seguir ao desmantelamento de um grupo de cinco pessoas, de nacionalidade portuguesa, responsável pela contrafação e passagem de notas de 50 euros e 20 euros, a quem também foram apreendidos 30 mil euros de moeda falsa e todo o equipamento e material relacionado com esta atividade criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário