Ser breve, ir direto ao assunto e escolher as pessoas certas para receber a sua mensagem são alguns conselhos da HBR
Os seus clientes e colegas não têm tempo para ler atentamente todos os e-mails que recebem. Alguns recebem centenas de mensagens por dia, e começam por aquelas com que podem lidar rapidamente. Assim, há algumas a que talvez nunca cheguem a responder, ou mesmo a ler.
Como conquistar, então, a sua atenção? Experimente estas sugestões:
Cumpra as regras de uso de maiúsculas e de pontuação. As convenções da escrita correta podem parecer uma perda de tempo num e-mail, especialmente se estiver a escrevê-lo num dispositivo portátil. Mas é uma questão de fazer as coisas bem, incluindo as pequenas coisas. Mesmo que as pessoas no seu grupo não usem maiúsculas nem pontuação nas suas mensagens, destaque-se como alguém que o faz. E-mails apressados, que violem as normas básicas da linguagem escrita, revelam falta de cuidado. E o estilo abreviado pode confundir. Demora menos escrever uma mensagem clara da primeira vez do que depois ter de explicar o que queria dizer.
Vá direto ao assunto (educadamente, claro). Seja direto quando fizer um pedido. Não se ponha a dar graxa ao destinatário, embora um breve elogio possa ajudar (“Grande entrevista. Obrigado por ma ter mandado. Posso pedir um favor?"). Explique prazos e outros pormenores de que o destinatário possa precisar para fazer as coisas bem e a tempo.
Vá direto ao assunto (educadamente, claro). Seja direto quando fizer um pedido. Não se ponha a dar graxa ao destinatário, embora um breve elogio possa ajudar (“Grande entrevista. Obrigado por ma ter mandado. Posso pedir um favor?"). Explique prazos e outros pormenores de que o destinatário possa precisar para fazer as coisas bem e a tempo.
Seja breve, mas não em excesso. Quando os e-mails são longos, as pessoas acham- nos aborrecidos e consumidores de energia. Quanto mais têm de andar com o cursor para baixo ou para os lados, menos recetivos serão à mensagem. Provavelmente, apenas a lerão na diagonal e perderão pormenores importantes – ou nem chegarão a lê-la. Por isso, tente não compor texto maior que um ecrã de leitura. Concentre o seu conteúdo e comprima a linguagem.
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