terça-feira, julho 17, 2012

TAMANHO DA LETRA‎


Diário de Pernambuco (Assinatura)



Polícia internacional investigará o esquema usado por brasileiros que vivem na Europa para regularizar a situação nos países estrangeiros,


O esquema ilegal de brasileiros adultos que pagam a estrangeiros para serem adotados com o objetivo de conseguir a cidadania europeia, revelado ontem pelo Correio, será alvo de uma investigação da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Delegado da Polícia Federal e chefe da Interpol no Brasil, Luiz Eduardo Navajas anunciou que abriu ontem investigação para apurar a fraude denunciada, bem como alertar as autoridades da União Europeia.

“Com base na reportagem, já solicitei aos países parceiros informações dos últimos seis meses sobre requisições de cidadania por parte de brasileiros. Cruzaremos esses dados com os processos que estão tramitando no Brasil”, afirma Navajas. Ele explica que a representação da Interpol em Goiás fará contato com as autoridades do interior do estado para terem acesso às informações. “Vamos verificar com promotores e juízes a melhor maneira de trabalharmos, já que as ações em questão envolvem segredo de Justiça.”

Depois de um levantamento nos registros da Interpol, Navajas confirma que nunca houve denúncia semelhante. “Realmente, é uma coisa muito nova para nós. Mas é notória a necessidade de averiguação, porque embora o prejuízo seja maior para o país europeu, que terá sobrecarregado o seu sistema social com a chegada de novos cidadãos, a fraude também está ocorrendo aqui”, destaca.

Tráfico de pessoas

O chefe da Interpol não descarta ainda alguma relação das falsas adoções homologadas pelo Judiciário brasileiro a alguma rede de tráfico de pessoas. “Sabemos que Goiás é um ponto problemático desse tipo de crime. Então precisamos investigar. Quando falamos em tráfico de pessoas, muita gente pensa em prostituição apenas. Mas não é só prostituição, há tráfico para outros fins, como trabalho escravo”, diz Navajas. Ele considera fundamental a colaboração das autoridades britânicas. “Vamos contatar a Interpol de Londres para que levante informações.”
Londres é considerado um ponto estratégico na apuração da Interpol porque, segundo a reportagem publicada ontem, é lá onde está centralizado o esquema. Da capital inglesa, brasileiros oferecem a seus conterrâneos ilegais no Reino Unido o serviço da adoção para obtenção de visto. Eles fazem o contato com o estrangeiro que topa vender o nome, orienta sobre a papelada a ser enviada e também contrata os advogados para atuarem nos processos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário