sexta-feira, julho 20, 2012

GNR dorme em antigas celas por falta de dinheiro

GNR
TVI24


Denúncia parte da Associação dos Profissionais da Guarda

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) lamentou esta quarta-feira que jovens militares da GNR tenham que pernoitar em antigas celas de uma prisão, onde agora funciona o posto de Loulé, por não terem dinheiro para alugar casa.

A APG/GNR denuncia, em comunicado, que detetou, após uma ronda de dois dias pelo Algarve, situações «deploráveis» no que respeita às instalações e meios para trabalhar, nomeadamente nos postos de Loulé, Almancil, Quarteira e Lagos.

Em declarações à Lusa, o coordenador da região Sul da APG/GNR refere como exemplo o facto de alguns militares do posto de Loulé terem que pernoitar em antigas celas de uma prisão, que são muitas vezes partilhadas por duas pessoas.

«Há jovens que têm de partilhar as celas com outro camarada e sentem-se vexados e até envergonhados», alertou António Barreira, acrescentando que estas carências provocam um grande desgaste aos militares e geram desmotivação.

Segundo aquele responsável, são os jovens em início de carreira que mais sofrem com o problema, pois têm salários mais baixos e a maioria não tem condições para alugar uma casa, optando por pernoitar no posto.

«Não é admissível que se entenda que uma prisão não tem condições para albergar presos há já cerca de 20 anos mas que o mesmo edifício, sem quaisquer obras profundas de requalificação, sirva para pernoitarem agentes da autoridade», critica.

Outras situações preocupantes denunciadas pela associação referem-se aos postos de Almancil e Quarteira, ambos no concelho de Loulé, e de Lagos, cujas condições de funcionamento e habitabilidade «atentam contra a dignidade e imagem da instituição».

No posto de Lagos, que funciona numa infraestrutura «muito degradada», há «bocados de teto a cair», e no de Quarteira, que funciona numa cave, não são obedecidos os requisitos de segurança e saúde pública, denuncia António Barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário