sexta-feira, setembro 02, 2011

Polícias da região patrulham menos e a criminalidade pode aumentar

O Mirante

Cortes orçamentais obrigam PSP e GNR a sair para a rua apenas nas emergências
Na região há menos policias a patrulhar as ruas e muitos só saem das esquadras e postos quando a situação é realmente grave. A situação foi confirmada a O MIRANTE pelos comandos territoriais da GNR fotoe pela própria PSP. Autoridades admitem que poderá haver um “ligeiro aumento” da criminalidade na região.

A criminalidade na região, entre Vila Franca de Xira e Santarém, tende a sofrer um “ligeiro aumento” devido aos cortes orçamentais impostos pelo Governo que obrigam as forças de segurança a fazer menos patrulhamentos nas ruas.
A informação foi confirmada a
O MIRANTE pelos vários comandos territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela própria Polícia de Segurança Pública (PSP). Há menos dinheiro para a segurança e os polícias estão a ser aconselhados a reduzir nas patrulhas de automóvel, privilegiando o policiamento de visibilidade - como já está a ser feito pela PSP de Vila Franca de Xira - e o policiamento apeado. Em muitos casos, como acontece na GNR, já existem limites de quilómetros e nos gastos mensais em combustível.
“Hoje em vez de fazermos quatro rondas pela cidade fazemos duas e sempre sem parar para não gastar muito”, afiança fonte da GNR de Samora Correia, concelho de Benavente. Aqui existe um carro por reparar há 15 dias e a falta de materiais de limpeza é um dos problemas mais notados. “Esta é uma situação que vai fazer aumentar a criminalidade”, deduz a mesma fonte. Em Samora, como um pouco por toda a região, ainda vai valendo algum espírito de improviso por parte dos militares. Na região, entre os que usam o carro pessoal para acudir a situações de emergência há também quem desengate os carros patrulha nas descidas para poupar gasóleo.
O comando territorial de Santarém da GNR, contactado pelo nosso jornal, confirma que os militares estão a sofrer medidas de contenção que passam pela redução das patrulhas mas realça que todas as situações urgentes são atendidas. “Nunca faltaremos a um assalto ou a um acidente. Reduzimos as patrulhas mas nunca deixaremos um cidadão sem apoio”, garante um responsável pelo comando.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário