domingo, setembro 25, 2011

Polícia faz interação com público infantil

Clique para AmpliarDiario do nordeste 

Programa "Fiz Ronda com o Ronda" objetiva firmar uma nova imagem da atividade policial, junto às crianças
Quixadá. A Polícia da Boa Vizinhança de Quixadá, mais conhecida como Ronda do Quarteirão, está utilizando uma estratégia inovadora para se aproximar ainda mais das comunidades. Além da promoção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) o comandante do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) desta cidade, capitão Adriano Cavalcante, e sua equipe estão visitando as escolas e levando as crianças para passear, literalmente, nas viaturas, conhecidas por RD´s. O programa recebe o título "Fiz ronda com o Ronda".

De acordo com o comandante regional do Ronda do Quarteirão, a iniciativa faz parte de uma programação de ações comunitárias desenvolvidas a partir da implantação do Ronda do Quarteirão nesta cidade, em março de 2010. O público infantil é convidado a conhecer as viaturas operacionais do programa. O convite é feito a crianças matriculadas em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do Município. Elas embarcam juntamente com a composição policial da sua área.

O medo é absorvido pela alegria, manifestando respeito e admiração pela instituição policial militar. Como resultado imediato, vislumbra-se melhor receptividade por parte da população no que diz respeito à atuação da Polícia da Boa Vizinhança no seio da comunidade. Os resultados são satisfatórios, segundo a Polícia. O conhecimento das atividades e a aproximação com os policiais, associadas a outras atividades socioeducativas desenvolvidas pelo Ronda com certeza terão importante significado na formação dos pequenos cidadãos. Afinal de contas as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.

"Esta ação expressa bem a verdadeira essência da polícia comunitária: a aproximação com a comunidade. Nossa intenção é simplesmente colaborar para o surgimento de uma nova geração de pessoas que crescerá com uma visão totalmente diferente de polícia. A polícia que é próxima da comunidade, que se sensibiliza com seus problemas, e que ainda é capaz de promover a paz, a alegria e a felicidade das pessoas. E essa polícia, antes definida como ´a polícia do futuro´, hoje já se faz representar pelos nossos valorosos profissionais de segurança pública, através do Programa Ronda do Quarteirão", diz Cavalcante.

Na opinião da professora da Escola Mickey, Francineide Domingos, a proposta do Ronda de Quixadá é muito interessante. As crianças são muito curiosas. Sempre querem conhecer novidades. Ter a oportunidade de observar como uma viatura funciona e como os policiais trabalham, com certeza é uma lição de vida para elas. É uma forma prática de aplicar os princípios pedagógicos da formação da cidadania. Além de afastar a antipatia, o medo, aproxima cidadãos em formação desse necessário instrumento social, a Polícia. A educadora anda observa que a iniciativa não causa risco às crianças. "Tudo é muito bem planejado pelos policiais".

Elcias de Oliveira Lima, 10 anos, foi um dos alunos da Escola Mickey a fazer ronda com o Ronda. Agora entendeu melhor como realmente os policiais trabalham, para garantir a ordem e a segurança de todos. Ele ficou impressionado com os aparelhos existentes dentro da viatura. Além do rádio, armas, o aparelho usado para identificar veículos e receber denúncias. O computador de bordo lhe chamou mais a atenção. Havia motivo. Quando crescer pretende ser controlador de voo. O pai é agricultor. A entrevista com ele foi feita por telefone. A professora Francineide ativou o viva-voz e todos os colegas do 5º ano participaram.

Elogios
A proposta é elogiada pelos pais, principalmente quando conhecem uma união interessante dentro do programa de policiamento comunitário. O cabo Tarcísio da Silva, com 22 anos de corporação, um dos pioneiros no Ronda do Quarteirão de Quixadá, trabalha ao lado do filho Tarcísio Filho, por coincidência 22 anos mais jovem. Saem juntos para realizar o patrulhamento pelos bairros da cidade. O filho encontrou no pai o exemplo de dedicação, emprenho e seriedade profissional a seguir. Não imaginava um dia poder trabalhar ao lado do seu herói e de milhares de crianças, ainda mais fazer ronda no Ronda.

Serviço
2010 é o ano que marca a implantação do Ronda do Quarteirão em Quixadá. As primeiras atividades aconteceram em março, com destaque ao policiamento comunitário no Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário