segunda-feira, agosto 13, 2012

GNR: Perto de 2 mil militares reforçam patrulhamento nas estradas

Diario Digital

Perto de dois mil militares da GNR vão fiscalizar, a partir das 00:00 de terça-feira, as estradas mais críticas com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária e apoiar os condutores em época de férias.

A quarta fase da operação “Hermes – Viajar em Segurança”, que tem início às 00:00 de terça-feira e se prolonga até às 24:00 de quarta-feira, está orientada para o patrulhamento e fiscalização nas vias mais críticas, “com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, regular a fluidez do tráfego e garantir o apoio necessário a todos os utentes das vias”.

O capitão João Figueiredo, da Guarda Nacional Republicana (GNR), disse à agência Lusa que o patrulhamento vai ser reforçado nas “vias mais críticas, com mais intensidade de tráfego e índice de sinistralidade”, sendo, por isso, mais visível a presença dos militares da GNR nas estradas nacionais, itinerários complementares e principais e autoestradas.

Nesta operação de 48 horas, os militares da GNR vão fazer incidir a fiscalização no controlo da velocidade, condução sem habilitação legal, sob influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, manobras irregulares, não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção e utilização indevida de telemóveis.

Segundo o capitão João Figueiredo, estas são as principais falhas detetadas nos condutores portugueses e que contribuem para a maioria dos acidentes de viação.

Esta é a quarta fase da operação “Hermes – Viajar em Segurança”, que vai ainda compreender uma outra, a decorrer de 31 de agosto a 2 de setembro.

De acordo com a GNR, nas três primeiras fases da operação registou-se menos 120 acidentes, mais um morto, menos três feridos graves e menos 97 feridos ligeiros do que no mesmo período do ano passado.

Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário