sábado, agosto 25, 2012

Acorrentavam filho de nove anos para ele não roubar nem usar droga

CM


A polícia de Santo António da Platina, cidade no norte do estado brasileiro do Paraná, libertou um miúdo de nove anos que estava em casa sozinho, preso à cama por grossas correntes de ferro. A polícia chegou até ao local depois de receber uma denúncia anónima relatando maus tratos ao menor, mas a história pode ser um pouco diferente.Segundo a mãe do miúdo, de 30 anos, que trabalha numa loja, e o padrasto, que é mecânico, o menor tem um comportamento extremamente difícil, muito agressivo, e eles tomaram aquela atitude não por maldade mas por desespero. Segundo o padrasto, apesar da pouca idade, o enteado já se envolveu com droga e já fez pequenos furtos.

A mãe, que diz já ter procurado ajuda dos serviços públicos da cidade mas em vão, conta que o filho causou problemas desde muito novo. 

Aos três anos, por mais que pareça impossível, já subia no alto de grandes árvores e em telhados, de onde só saía com a intervenção da polícia ou dos bombeiros, e na escola é temido tanto por colegas quanto por professores, alguns dos quais já agrediu.

Sempre segundo o seu relato, ela e o marido revezam-se para vigiar o miúdo, mas às vezes não podem. Então, decidiram começar a acorrentá-lo quando um deles não pode vigiá-lo, para que o menor não desapareça por vários dias e se envolva em novos problemas.

Depois de libertado, o miúdo foi levado para um abrigo e, mais tarde, para casa de um tio, que assumiu a sua responsabilidade até que a justiça local decida o que fazer. O presidente da cãmara de Santo António da Platina nega ter sido omisso no caso, e afirma que a edilidade, sensibilizada com a situação, conseguiu até contratar uma clínica especializada numa cidade vizinha para acompanhar o garoto e que disponibilizou inclusivé transporte, mas que a mãe do menor nunca o levou lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário