sábado, agosto 25, 2012

Morreu o primeiro astronauta a pisar a Lua (COM FOTOS E VÍDEO)

CM

Neil Armstrong morreu este sábado aos 82 anos, informa a imprensa norte-americana. Ficou famoso por ter sido o primeiro homem a pisar o solo da Lua no dia 20 de Julho de 1969, a bordo do Apollo 11.
Tinha sido operado para colocar um bypass no início do mês, pelo que a morte está a ser atribuída a complicações cardíacas resultantes desta cirurgia.

"Um pequeno passo para o Homem, mas um gigantesco passo para a Humanidade", foi a célebre frase que o norte-americano proferiu assim que pisou o solo do satélite natural da Terra, erguendo uma bandeira dos Estados Unidos.
O seu nome está, por isso, inexoravelmente ligado à História do século XX.

Num depoimento sobre o falecimento, a família sublinhou que Armstrong foi "um relutante herói americano", que "serviu orgulhosamente o seu país como piloto da marinha e como astronauta".
Nascido em Wapakoneta, no dia 5 de Agosto de 1930, Armstrong foi, antes de astronauta, um piloto de testes e um aviador naval. Participou na Guerra da Coreia, quando integrava a Marinha norte-americana.
Enquanto aviador, pilotou quase mil voos, conhecendo como ninguém uma enorme variedade de aeronaves.
A entrada para a NASA (agência espacial norte-americana), que lhe viria a definir o futuro, ocorreu em 1962, respondendo às inscrições para a formação de um novo grupo de astronautas.
Ao longo de dois anos treinou-se exaustivamente para poder ir para o Espaço, aprendendo até a fabricar foguetes e naves.
O seu primeiro voo ocorreu em 1966, ao lado de David Scott, tendo assumido o estatuto de comandante da Gemini VIII, mas a operação foi abortada, devido a problemas técnicos relacionados com um foguete.
A glória veio com a liderança da Apollo 11, conseguindo tornar-se pioneiro no contacto com a Lua. Dizia-se já nesta altura que ele era o mais perfeito dos astronautas, quer pelo sangue frio demonstrado em situações-limite, quer pelo lado discreto e moderado, aliado ao perfeccionismo técnico.
"Acredito que cada ser humano tem um número finito de batidas cardíacas. Não quero passar as minhas a fazer exercícios", disse um dia.
Além da bandeira norte-americana, na Lua consta ainda uma placa, assinada pelos astronautas desta missão e pelo presidente norte-americano Richard Nixon. Ali se pode ler: "Aqui, os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua, em 20 de Julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a Humanidade."
Ao chegar à Terra, Neil Armstrong tornou-se um símbolo de heroísmo, tendo realizado uma digressão por vários países.
O seu percurso pela NASA estava a chegar ao fim. O próprio disse que não queria voltar ao Espaço depois do êxito da Apollo 11. Retirou-se no ano seguinte, 1970, tendo-se, a partir daí, dedicado ao ensino: foi professor de engenharia aeroespacial em Cincinnati.
Voltou depois à vida discreta, tendo casado duas vezes.
As suas últimas aparições públicas foi como convidado por altas individualidades dos Estados Unidos para participar em galas e congressos ligados à actividade espacial. Deu ainda que falar ao processar, em 1994, uma empresa de cartões de crédito porque esta resolveu utilizar a sua célebre frase:  "Um pequeno passo para o Homem, mas um gigantesco passo para a Humanidade."
"Acho que todos queremos ser reconhecidos não por um pedaço de fogo-de-artifício, mas pelo resultado do nosso trabalho diário", disse.

Dez anos de RTP custam 3,8 mil milhões

CM

Dinheiro gasto com a RTP dava para pagar dois subsídios de Natal e Férias aos funcionários públicos. Todos os números para ler no CM

Quem ganhar a concessão deverá explorar todos os canais do grupo RTP 

MISSÃO, OBJETIVOS EOBRIGAÇÕES DE SERVIÇO PÚBLICO


Socorro privado custa 151 milhões

CM


Saiba quanto gasta o Estado com os meios aéreos. Mais uma investigação CM

Acorrentavam filho de nove anos para ele não roubar nem usar droga

CM


A polícia de Santo António da Platina, cidade no norte do estado brasileiro do Paraná, libertou um miúdo de nove anos que estava em casa sozinho, preso à cama por grossas correntes de ferro. A polícia chegou até ao local depois de receber uma denúncia anónima relatando maus tratos ao menor, mas a história pode ser um pouco diferente.Segundo a mãe do miúdo, de 30 anos, que trabalha numa loja, e o padrasto, que é mecânico, o menor tem um comportamento extremamente difícil, muito agressivo, e eles tomaram aquela atitude não por maldade mas por desespero. Segundo o padrasto, apesar da pouca idade, o enteado já se envolveu com droga e já fez pequenos furtos.

A mãe, que diz já ter procurado ajuda dos serviços públicos da cidade mas em vão, conta que o filho causou problemas desde muito novo. 

Aos três anos, por mais que pareça impossível, já subia no alto de grandes árvores e em telhados, de onde só saía com a intervenção da polícia ou dos bombeiros, e na escola é temido tanto por colegas quanto por professores, alguns dos quais já agrediu.

Sempre segundo o seu relato, ela e o marido revezam-se para vigiar o miúdo, mas às vezes não podem. Então, decidiram começar a acorrentá-lo quando um deles não pode vigiá-lo, para que o menor não desapareça por vários dias e se envolva em novos problemas.

Depois de libertado, o miúdo foi levado para um abrigo e, mais tarde, para casa de um tio, que assumiu a sua responsabilidade até que a justiça local decida o que fazer. O presidente da cãmara de Santo António da Platina nega ter sido omisso no caso, e afirma que a edilidade, sensibilizada com a situação, conseguiu até contratar uma clínica especializada numa cidade vizinha para acompanhar o garoto e que disponibilizou inclusivé transporte, mas que a mãe do menor nunca o levou lá.

Cai em canal e diz à polícia que foi atacado por gang (COM VÍDEO)

CM


Tentou enganar a polícia, mas a mentira teve perna curta: um jovem britânico tentou atravessar um canal e acabou por cair, magoando o rosto com alguma gravidade. Depois, foi à polícia e disse que tinha sido agredido por um grupo criminoso.

Atropela filho de 21 meses

CM


Um menino de 21 meses foi atropelado pelo próprio pai, em Penacova, quando o progenitor procedia a uma manobra de marcha-atrás. O acidente aconteceu esta quinta-feira, no parque de campismo de Vila Nova, onde a família, de nacionalidade francesa, está a passar férias.
Serge Creteau, pai do pequeno Sergei, não se apercebeu que ele estava junto à lateral do veículo e atropelou-o, ferindo-o na cabeça e num braço. O menino foi assistido pelos Bombeiros de Penacova e transportado ao Hospital Pediátrico de Coimbra, onde ficou internado 24 horas, tendo recebido alta médica na sexta-feira.

“Ele baixou-se ao pé de uma das rodas e eu não o vi”, contou ontem ao CM Serge Creteau, adiantando que estava a manobrar a Renault Space para a prender à caravana. Foi só quando ouviu os gritos do menino que se apercebeu do que tinha acontecido: “Fiquei aflito, entrei em pânico e temi o pior, porque era só sangue por todo o lado, sobretudo na cabeça”, recordou.

Os primeiros socorros ao pequeno Sergei foram prestados por um inglês, Philip Stent, inglês, que está no local a passar férias: “Eu fui paramédico e prestei os primeiros cuidados médicos”, contou ao CM, revelando que o menino “tinha um hematoma na cabeça e um corte no braço”.

Com o acidente, “o pânico instalou-se com os outros quatro filhos do casal aos gritos”, referiu Philip Stent, adiantando que “no momento do acidente foi complicado. A família é francesa eu sou inglês e a comunicação não foi fácil. A mãe das crianças estava a tomar banho e foi o pai que a chamou em pânico. Acabaram por chegar os meios de socorro e tudo acabou bem, porque a criança estava bem”.

“Nestas circunstâncias, em que há um acidente com crianças, naturalmente que os pais estavam aflitos”, referiu António Simões, comandante dos Bombeiros de Penacova. “Nós acionámos os meios de socorro, prestamos os primeiros cuidados médicos e a criança foi transportada ao pediátrico de Coimbra com a ajuda de uma equipa médica do INEM”, referiu.

O casal reside em França e tem cinco filhos, todos de tenra idade. Há vários anos que passam as férias em Portugal. “Gosto muito disto, as pessoas são simpáticas”, conta.

Carrinha da polícia fica entalada em rua estreita

CM


Inesperado aconteceu no Reino Unido
Às vezes, a polícia pode demorar um pouco mais a chegar ao destino devido… a embaraçosos imprevistos.ma carrinha das autoridades britânicas, em Cornwall, ficou presa numa rua estreita, demorando 20 minutos a resolver o problema.

A situação, ocorrida esta semana, foi captada pelo iPhone de Joanna Bond, de 28 anos, que decidiu partilhar as imagens no seu Facebook. De partilha em partilha, o assunto tornou-se um divertimento viral.

“Fui espreitar e vi com divertimento que a carrinha da polícia tinha ficado presa, entalada nas paredes de Fishermans Arms e Tower House”, explicou a residente de Cornwall ao ‘Daily Mail’.

De acordo com a população local, não é a primeira vez que um veículo fica retido na esquina da referida rua. Aliás, parece ser até bastante comum…

Falta de pagamento corta água em parque de viaturas da PSP

CM


Há cerca de uma semana que o parque de viaturas da PSP de Setúbal não tem abastecimento de água. A empresa camarária que fornece as instalações policiais procedeu ao corte de abastecimento devido a falta de pagamento, o que está a obrigar a PSP a lavar os carros-patrulha e os veículos de serviço de oficiais em lavagens privadas.Fontes da PSP de Setúbal disseram ao CM que o parque de viaturas em causa fica situado nas imediações do Hospital de São Bernardo. 

"Trata-se de instalações usadas para parquear carros-patrulha, viaturas de serviço entregues aos oficiais da Divisão de Polícia, bem como viaturas apreendidas", explicou uma das fontes. O recinto é guardado, em permanência, por um agente fardado.

O pagamento da conta de água fornecida a este parque não é saldado há vários meses, o que levou a empresa Águas do Sado a enviar, na semana passada, um piquete ao recinto policial para cortar o abastecimento. "Os agentes que lá prestam serviço estão a trabalhar sem água, e a lavagem das viaturas policiais está a ser feita noutros locais", referiu um responsável policial.

Fonte oficial do Comando da PSP de Setúbal confirmou a situação ao CM, alegando que a "falta de pagamento que originou o corte de abastecimento se ficou a dever a problemas burocráticos, que estão já em resolução", concluiu.

Professores com moradas na net

CM

Escola publicou ficheiros com moradas e telemóveis dos candidatos. Para ler no CM


BLOG EDUCAR

A Educação do meu Umbigo


A indefinição acerca do que é autonomia e o que são outras coisas tem conduzido a situações ridículas e outras que revelam a manifesta impreparação com que muitas coisas importantes são tratadas por quem chegou onde chegou, não se sabe bem como (ou sabe-se…).
Arlindo denunciou um caso que, felizmente, já parece sanado. Uma escola decidiu publicar as listas ordenadas de candidatos a horários com os respectivos dados pessoais, violando grosseiramente a lei.
Tenho por certo que muitos órgãos de gestão têm muito escasso conhecimento do enquadramento legislativo da sua acção, que as DRE estão em estado de (renovada) feudalização e que o MEC desespera ao mais alto nível por soluções fáceis e lineares onde elas não são manifestamente possíveis. Não por falta de aviso público, mas acho que por excesso de voluntarismo, arrogância e péssimo aconselhamento.
Sinceramente… a implosão seria bem melhor do que isto em que nos vemos metidos.
Anexo, só para comprovar porque houve quem conseguisse aceder à tabela em Excel com mails, nºs de tm, moradas…

Beldades seduzem em biquíni

CM Vidas

Aos 35 anos, Merche continua em excelente forma físicaCarolina PatrocínioCarolina PatrocínioCarolina PatrocínioMerche RomeroMerche Romero

Polícia apreende carro de Elisabete Carvalho (Nova actualização)

CM Vidas


Fiat 500 que Elisabete Carvalho conduzia foi, anteontem à noite, apreendido pela PSP da esquadra da Foz, no Porto. Em causa esteve uma queixa de furto do veículo, apresentada por Vítor Baía, horas antes, confirmou ao CM fonte da polícia.
O carro terá sido comprado por Bé, em 2008, mas ficou no nome de uma empresa de Vítor Baía [Unipessoal LDA]. Anteontem, enquanto jantava na rua Paulo da Gama, apreenderam-lhe o veículo.
"A queixa foi apresentada anteontem às 20h00 uma vez que o dono do veículo [Vítor Baía] garante que o carro foi furtado entre os dias 1 e 23 de Agosto. Às 22h00 o carro já estava a ser rebocado", disse aoCM Nuno Remédios, advogado da empresária.
"A Bé tentou explicar-lhes a situação mas eles nem a identificaram como sendo a autora do furto. Levaram o carro e acabou", acrescentou. De acordo com fonte da PSP o carro foi entregue a Vítor Baía.
Vítor Baía tem 41 anos e Elisabete Carvalho 32. O casal, que tem um filho, esteve junto seis anos

quinta-feira, agosto 23, 2012

Superintendente apresenta modelo português de polícia durante 6º Ciclo de Conferências

O Ceará


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará, em parceria com a Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa, realizam nesta quinta-feira (09) a 6ª edição do Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança. Nessa edição o Projeto traz o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública de Portugal Paulo Valente Gomes para abordar “O Modelo Integrado de Polícia de Proximidade (MIPP) em Portugal: a relação entre segurança e confiança”. 

Duas palestras serão ministradas sobre o tema, às 10 horas, no Auditório da AESP e às 14 horas, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia. Nesta última o major da Polícia Militar do Ceará Juarez Gomes Nunes Junior participa como debatedor.

Currículo dos participantes

Paulo Valente Gomes é superintendente, diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal e docente do Curso de Gestão Organizacional em Segurança Pública e Justiça Criminal a Distância, ministrado pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP. É doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Direito e Gestão da Segurança pela Escola Nacional Superior de Polícia e Universidade de Lyon, na França; e Licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e em Direito pela Universidade de Lisboa. É pesquisador das temáticas: reforma dos sistemas de segurança e das instituições policiais, gestão da segurança de grandes eventos, e gestão de crises sociais com impacto transnacional.

Juarez Gomes Nunes Junior é doutorando em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Buenos Aires. Bacharel em Direito pela UFC e em Segurança Pública pela extinta Academia de Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. Foi secretário-executivo e articulador da Corregedoria-Geral dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará até o ano de 2011. Atualmente, é assessor especial da Justiça Militar do Ceará.

O Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança promove, desde 2011, palestras com renomados estudiosos, especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área de segurança pública, para discutir questões relativas a formação policial, segurança, criminalidade, conflitos sociais, modelos de estatística criminal e violência, e, assim, oferecer subsídios para a elaboração de uma agenda propositiva para a segurança pública do Ceará.

Serviço: Palestra “O Modelo Integrado de Polícia de Proximidade (MIPP) em Portugal: a relação entre segurança e confiança”
Data: 09 de agosto de 2012
10h: Auditório da AESP - Avenida Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim
14h: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa – Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres.

Mais informações:
Luciana Vasconcelos – Ascom da AESP: (85) 3484.1909
Luzia Rolim – Ascom da Assembleia Legislativa: (85) 3277.3709

08.08.2012
Assessoria de Comunicação da AESP
Luciana Vasconcelos ( comunicacao@aesp.ce.gov.br / 85 3484.1909)
Twitter: @aespce
Facebook: AESP/CE

SOBREPOSIÇÃO DE FUNÇÕES (PSP/GNR/SEF)

TVI 24

SOBREPOSIÇÃO DE FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE POLICIA CRIMINAL (VÍDEO)

Função Pública tem salário médio de 1532 euros

CM


Valores dizem respeito a Abril


Os funcionários da Administração Central do Estado ganhavam em Abril, em média, 1532,50 euros de vencimento base mensal, com os trabalhadores do Ministério dos Negócios Estrangeiros a serem os mais bem pagos.De acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público, divulgada nesta quinta-feira, se se adicionar à remuneração base dos trabalhadores da Administração Central, que representam 75 por cento do total de funcionários públicos, o pagamento de subsídios, suplementos e prémios, o salário médio sobe para os 1754 euros brutos (ganho médio mensal).
Os Negócios Estrangeiros surgem como o ministério mais bem pago, com uma média de vencimentos base de 2071,60 euros, seguido das Finanças com 1710,80 euros e Educação e Ciência com 1647,50 euros.
Comparando os valores de Abril deste ano com os de Outubro de 2011, o vencimento base dos funcionários públicos da Administração Central caiu 0,5 por cento e o ganho médio mensal caiu 0,6 por cento.
No conjunto das Administrações Públicas (Administração Central e Administração Regional e Local), o salário médio mensal registado em Abril era de 1394,40 euros, enquanto o ganho médio mensal era de 1578,20 euros.
A publicação trimestral da Síntese Estatística do Emprego Público traduz um compromisso do Governo assumido no Programa de Assistência Económica e Financeira.

Há ameaça terrorista mas menos do que se pensa

Ataque terrorista na Noruega - EPA/Holm MortenTVI 24

A perceção da ameaça terrorista pelos cidadãos é muito superior à realidade no que respeita a ocorrências. A conclusão é de um estudo europeu onde participam investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e cujos resultados preliminares foram divulgados esta segunda-feira.

«O terrorismo não é um perigo banal. Mas está muito longe daquilo que as pessoas percecionam. Verifica-se uma clara discrepância entre a perceção dos cidadãos e a realidade», disse à agência Lusa o investigador Joaquim Pires Valentim, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPEUC). 

Da análise dos dados não resulta o «porquê» da diferença entre a perceção da ameaça e a realidade dos atos terroristas. Mas, a título pessoal, Joaquim Valentim aponta como «causas» a importância que os meios de comunicação social e os governos dão aos atos terroristas. 

«Nos anos 70 [do século passado] havia grupos terroristas e não [lhes] era dada tanta importância [em termos mediáticos]», observou. 

Família real furiosa com fotos de Harry nu (Actualizada)

CM Vidas


família real britânica não está nada contente com asfotografias do príncipe Harry nu que foram publicadas no site TMZ, no seguimento de uma festa privada realizada no passado fim-de-semana na suite de um hotel de Las Vegas (Nevada, EUA). 
De acordo com o site TMZ, a família real britânica considera que osguarda-costas que acompanharam o príncipe, de 27 anos, deveriam ter apreendido os telemóveis das jovens que participaram na noitada com Harry e com um amigo deste.
Fontes citadas pelo site comentaram que os guarda-costas estavam mais interessados em aproveitar a festa do que em proteger o príncipe, tendo agido como "um bando de amadores", que não impediu que os telemóveis fossem usados para registar imagens que acabaram por expor Harry.      
APANHADO NU EM FESTA

Arrasta os filhos para a morte

CM
Castro Marim

Saiba todos os pormenores sobre tragédia que matou mãe e dois filhos menores em Castro Marim.

SOLExplosão em Castro Marim terá sido provocada pela mãe
A Polícia Judiciária está a investigar se houve homicídio ou suicídio no caso da explosão de quarta-feira numa vivenda de Castro Marim, que provocou a morte de uma mulher e dos seus dois filhos, disse fonte daquela polícia.«Tudo aponta para um quadro de homicídio e suicídio, por parte da mãe das crianças», afirmou a mesma fonte, adiantando que junto às vítimas havia um jerrican de transporte de combustível, um isqueiro e que o quarto foi regado com combustível.
Além das crianças - uma rapariga de 11 anos e um rapaz de 13 -, a explosão provocou a morte da sua mãe, uma dentista de 40 anos, de nacionalidade brasileira.
Segundo disse à Lusa a fonte da Polícia Judiciária, só depois de analisado o relatório da Polícia Científica e o relatório das autópsias será possível determinar com mais pormenor a sequência de acontecimentos, mas tudo aponta para crime.
A explosão rebentou com a porta da casa de banho interior do quarto e com a porta de vidro da varanda, mas deixou intacta a porta de entrada no quarto, aparentemente porque abre para dentro, segundo a mesma fonte.
A fonte confirmou que a mãe das crianças sofria de um quadro clínico «complicado», com depressão profunda.
O rebentamento seguido de incêndio registou-se na quarta-feira pouco antes das 10h00, numa vivenda situada na Quinta do Sobral, concelho de Castro Marim e destruiu por completo o quarto em que foram encontradas as três vítimas mortais.
Lusa/SOL
(corrigida às 17h24)

Gang lança terror em 50 assaltos

CM

Norte a Sul


CM descreve os passos para a captura dos perigosos assaltantes.
É considerado o gang mais violento a assaltar à mão armada em Portugal nos últimos anos, do Porto à Península de Setúbal, do Centro à Grande Lisboa - sempre espalhando o terror entre as vítimas, sob ameaças até de metralhadora. E foi assim que atacaram, por exemplo, os seguranças da carrinha de valores emboscada em Trajouce, S. Domingos de Rana, Cascais, a 10 de Abril. Cravaram com rajadas mais de 25 balas na chapa do blindado. Foram ontem os oito presos. Por mais de 50 roubos.
A operação de ontem da Polícia Judiciária, na captura dos assaltantes que hoje serão presentes ao juiz Carlos Alexandre, em Lisboa, foi resultado de uma investigação de sucesso com meses de análise de dados e de recolha de prova na Unidade Nacional de Contra-Terrorismo e na Directoria de Lisboa - com a colaboração dos departamentos de Setúbal e de Leiria - em articulação com os procuradores Vítor Magalhães e João Melo, do DCIAP.
A convergência foi essencial para caçar um grupo que tinha tanto de violento como de meticuloso na destruição de provas - actuavam encapuzados e no final dos assaltos, para apagar os vestígios, lançavam sempre fogo aos carros topo de gama previamente roubados por carjacking.
Chegavam aos três e quatro crimes por dia - algumas vítimas eram espancadas -, em ourivesarias, habitações, centros de distribuição, e atacavam ainda carrinhas de transporte de tabaco ou de valores. Os oito, por norma, separavam-se em grupos de três a cinco assaltantes.
Queriam dinheiro, sem critério. E não olhavam a meios mal encontravam resistência, como na zona industrial de Trajouce. Às 23h00, falharam o momento certo do ataque, já com dois funcionários da Esegur fechados no blindado - e atiraram a matar, rajadas de pistola-metralhadora. As vítimas escaparam.

TVI 24

VÍDEO:PJ acredita ter detido gangue mais violento em Portugal

São suspeitos de cinco tentativas de homicídio 

O homem que sabe o que é a Ongoing


Correio Indiscreto

CM conta-lhe as peripécias de Agostinho Branquinho.

Gasta 4 mil euros para reaver carro

CM


Conheça a história de homem que tem de pagar para reaver o seu carro. 

Arguido no processo ‘Reis da Mata', em Ovar, Rui Sousa viu ser-lhe apreendido o Mercedes C200 CDI, após buscas das autoridades. Agora absolvido, pediu para reaver o automóvel, mas foi surpreendido: o carro esteve ao serviço do Estado e, para levantar o veículo, Rui Sousa terá de pagar quase quatro mil euros pelas despesas realizadas, entretanto, no Mercedes.
Rui Sousa foi um dos acusados no processo ‘Reis da Mata', caso que envolvia crimes como lenocínio, extorsão e coacção de prostitutas. Absolvido e sem recurso da parte do Ministério Público, Rui reclamou, há cerca de um ano, a devolução dos bens apreendidos, como o Mercedes C200 CDI.
Esta semana, Rui Sousa ficou a saber que o seu automóvel fora encaminhado, primeiro, para o agora extinto Governo Civil de Viseu. Entre 31 de Março e 27 de Maio de 2011, este organismo gastou 1250 euros com manutenção e melhorias do veículo. Segundo a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), os mais de sete mil quilómetros efectuados provocaram uma desvalorização a favor do proprietário de 1205 euros. Ou seja, Rui Sousa fica apenas com 45 euros para pagar.
Posteriormente, o Mercedes transitou para o gabinete do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Nas facturas de 12 de Março deste ano até 25 de Julho, o organismo apresenta gastos de cerca de cinco mil euros. Contudo, a ANCP apenas deu como justificados cerca de 4200 euros investidos. O gabinete de Relvas andou quase três mil quilómetros com o Mercedes, o que causou uma desvalorização de 357 euros. Contas feitas às despesas dos dois organismos, Rui terá de pagar 3916 euros para reaver o seu Mercedes.
Ao que o CM apurou, Rui Sousa recusa-se a pagar o referido valor e pondera mesmo agir judicialmente contra o Estado.
VÁRIAS DESPESAS NÃO SERIAM NECESSÁRIAS
Nem todas as despesas apresentadas pelos dois organismos foram consideradas válidas pela Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP).
Da parte do Governo Civil de Viseu, há facturas (total de 880 euros) que mencionam orçamentos que não constam no pedido. Já da parte do gabinete de Miguel Relvas, a substituição da bateria no período de garantia da anterior, a reparação de um rádio e mesmo a limpeza dos vidros (total de 735 euros) também não foram validadas.


O Mercedes, de classe C200 CDI, esteve ao serviço do Estado 16 meses