quarta-feira, agosto 24, 2011

Promoções nas mãos do Tribunal de Contas

CM


Ministro Miguel Macedo disse a sindicatos querer proceder contra despachos ilegais.



O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, condicionou ontem o posicionamento de milhares de polícias nos novos escalões remuneratórios ao parecer do Tribunal de Contas relativo a um despacho do ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que declarou ilegais vários actos de gestão praticados pelas chefias das forças de segurança e militares.
Não obstante esta posição, Miguel Macedo mostrou à Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia (Fenpol) "total abertura" para resolver o que considera ser "uma injustiça". "O Governo mostrou-nos intenção de posicionar, a breve prazo, os polícias nos devidos escalões remuneratórios", explicou ao CM Peixoto Rodrigues, da direcção da Fenpol.
Apesar de o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, ter congelado as promoções remuneratórias e de carreiras nas forças de segurança e nas forças militares, a situação da PSP é "especial". "As promoções nas forças de segurança foram congeladas pelo Orçamento de Estado para 2011. O posicionamento nos novos escalões remuneratórios é algo previsto no estatuto da PSP, uma lei do princípio de 2010. Por isso, o Ministério prometeu trabalhar para que os posicionamentos sejam cumpridos", acrescentou Peixoto Rodrigues.
Miguel Macedo prometeu mesmo à Fenpol que os mil novos agentes da PSP que estão a terminar a formação em Torres Novas "serão colocados nos novos escalões". Mal receba o parecer do Tribunal de Contas sobre o parecer de Teixeira dos Santos, o ministro da Administração Interna mostrou ainda disponibilidade para proceder legalmente contra os autores dos despachos que autorizaram as graduações na PSP, bem como promoções feitas à margem da lei do Orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário