quinta-feira, setembro 30, 2010

Currículo para americano ver

CM
Primeiro-ministro tem três currículos oficiais diferentes. José Sócrates aparece como fundador da JSD e licenciado em Coimbra no currículo oficial fornecido a uma universidade dos Estados Unidos.

José Sócrates "foi um dos fundadores da juventude do Partido Social Democrata" e estava "com 18 anos em Coimbra, onde se licenciou em engenharia civil". Estas são duas das informações do currículo oficial do primeiro-ministro no sítio da Universidade de Columbia, a propósito da recente visita de Sócrates a Nova Iorque.
Os novos dados agora apresentados contradizem outros currículos anteriores do primeiro-ministro. Quanto à sua passagem pelo PSD, no sítio do PS, na internet, é apenas indicado que "pouco depois do 25 de Abril, com 16 anos, ingressou na JSD, saindo em ruptura logo no ano seguinte", em 1975. Sócrates fez, de facto, parte da JSD da Covilhã, mas não consta da lista de fundadores.
Nos estudos de Sócrates, que tanta polémica já provocaram, verificam-se outras indicações contraditórias. Enquanto secretário-geral do PS, aparece como sendo "licenciado em Engenharia Civil" – na Universidade Independente e não em Coimbra –, com "uma pós-graduação em Engenharia Sanitária, na Escola Nacional de Saúde Pública".
Já como primeiro-ministro, o currículo oficial avança que "é licenciado em Engenharia Civil e tem uma pós-graduação em Gestão de Empresas (MBA)".
Finalmente, no currículo da Universidade de Columbia, onde o primeiro-ministro deu uma palestra na sexta-feira, como convidado proposto pelo ex-ministro da Economia Manuel Pinho, afirma-se que "recebeu um MBA em 2005" no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e "foi engenheiro técnico na Câmara da Covilhã".
A universidade americana garante que todos os dados são "fornecidos pelo gabinete do primeiro--ministro, José Sócrates". Porém, fonte oficial do gabinete disse ao CM que "não houve qualquer contacto prévio" com a Universidade para a elaboração do currículo: "Os serviços fornecem a biografia disponível no sítio do Governo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário