quarta-feira, setembro 19, 2012

Interpol realizou operação contra contrabando de tabaco e álcool em sete países africanos

Angola Press

Mapa de ÁfricaParis - A Interpol coordenou uma operação contra o contrabando de tabaco e álcool em sete países africanos, anunciou segunda-feira a organização internacional de polícia, citada pela Lusa.  

 
Na operação levada acabo no final do mês passado, com o apoio da Organização Mundial de Alfândegas (OMA), foram confiscados 32 milhões de cigarros, o equivalente a 1,6 milhões de maços, além de 134 toneladas de tabaco em rama e quase 3.000 litros de álcool, precisou a Interpol em comunicado.    

 
Os agentes da polícia procederam a quase 40 intervenções em portos, postos fronteiriços, mercados e lojas em Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Quénia, Tanzânia e Zimbabwe, acrescentou.  

 
"Na sequência destas operações, as autoridades nacionais iniciaram uma série de investigações administrativas sobre a evasão fiscal e outros possíveis delitos", referiu a Interpol.  

 
A operação realizou-se no âmbito de um programa específico da Interpol para combater o comércio ilegal e ajudar a polícia dos seus 190 países-membros a combater o tráfico de substâncias proibidas e identificar as suas rotas. 

 
Durante a última década, este tipo de comércio tornou-se um fenómeno global de enormes proporções e que causou danos humanos, sociais, económicos, políticos e ambientais, além de se ter tornado numa das mais importantes fontes de financiamento para as redes de crime organizado e um entrave ao desenvolvimento económico sustentável, referiu a Interpol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário