domingo, setembro 30, 2012

Até aqui tínhamos a certeza, agora temos a certeza absoluta: Os lobos, neste momento, por uma questão de sobrevivência, estão disfarçados de pastores a adormecer o rebanho!"

ATE QUE ENFIM……..que começam a pegar nos irresponsáveis/RESPONSÁVEIS

Deu entrada na Procuradoria-Geral da República via DIAP/Porto em 11 de Julho de 2012 a «PARTICIPAÇÃO-CRIME pelo CRIME DE TRAIÇÃO À PÁTRIA contra INCERTOS, nomeadamente aqueles que EXERCERAM CARGOS POLÍTICOS COM FUNÇÕES DE DECISÃO, PODER SOBERANO OU EXECUTIVAS ENTRE O ANO DE 1998 E O DIA 17 DE MAIO DE 2011 e que se venha a apurar terem comprovadas responsabilidades no estado de perda de Soberania em que Portugal se encontra».

nota: foram apresentadas 10 testemunhas iniciais, entre as quais se contam Carlos Moreno, Nogueira Leite e Medina Carreira. 
comprovativo de entrada c/texto integral em anexo (Movimento Revolução Branca)Capa Livro

quarta-feira, setembro 19, 2012

Ex-virgem narra medos ligados à sexualidade

CM (Sexo e Saúde) ;)


Falha apetite sexual
47 por cento das mulheres sente dificuldade em ter prazer. Mais um capítulo do ‘sexo e saúde’ para ler no CM
Cresce o número de pessoas que revelam estar insatisfeitas com a sua vida sexual. Há cada vez mais homens e, sobretudo, mulheres que são hipoactivos, ou seja, não têm vontade de praticar sexo. Segundo o primeiro estudo nacional sobre a prevalência de disfunções sexuais femininas, realizado pela Sociedade Portuguesa de Andrologia, 35% das mulheres são hipoactivas. A incidência pode, contudo, ser maior. Pedro Nobre, professor da Universidade de Aveiro, aponta para 47% o número de mulheres que podem sofrer de falta de apetite sexual. Cerca de 20% dos homens também confessam dificuldades no desejo.
A falta de desejo foi um dos temas mais abordados pelas participantes no Clube das Virgens, um espaço da internet criado por Margarida Menezes e que foi encerrado quando a fundadora, de 29 anos, perdeu a virgindade.
"Chegámos a ser 33 as mulheres inscritas no clube. Falava-se de desejo sexual de uma forma romântico, muito cor-de-rosa. A tal ponto que quando uma virgem participante, então com 32 anos, quis falar da masturbação recebi vários pedidos das outras virgens para que apagasse esse tópico da página", conta Margarida Menezes, que terminou a relação com o namorado pouco depois de perder a virgindade.
"Ficaram ofendidas por se falar de masturbação. Pensaram até que fosse um homem infiltrado no clube", acrescentou. O medo da dor da penetração era outro dos temas mais falados. Margarida Menezes confessou que ela própria sentiu medo de uma simples ida ao ginecologista.
O psiquiatra e sexólogo Alan Gomes explica que para além dos problemas na fase do desejo (hipoactivos) há também dificuldades em ambos os sexos na fase da excitação (erecção) e do orgasmo. O sexólogo Júlio Machado Vaz sublinha que na fase mais grave da doença, os hipoactivos chegam mesmo a ter aversão pelo sexo. As dificuldades sexuais entre os mais jovens são de tal modo graves que o director-geral de Saúde, Francisco George, afirmou que a insatisfação sexual entre a população universitária "é preocupante".
Perder o medo à excitação
A mulher que sofre de vaginismo "pode demorar meses a ganhar confiança para introduzir um dedo na vagina", disse o sexólogo José Pacheco. O sofrimento provocado pela penetração do pénis é o motivo que leva mais mulheres às consultas de Sexologia, referiu o psicólogo. As consultas resultam num conjunto de etapas, com o objectivo de que a mulher "possa descontrair a vagina", acrescentou José Pacheco. O psicólogo clínico disse ainda que, "normalmente, a mulher começa por fazer tentativas em que ela descontrai sozinha. Seja com a introdução de uma espécie de velas, ou com a introdução dos próprios dedos, depende de como a mulher quiser". "Ela tem é de começar com o mais simples, com o mais fininho", sublinhou o especialista. "No fundo, este processo visa que ela consiga tolerar objectos estranhos dentro da vagina, que é isso que lhe causa medo e provoca o vaginismo", acrescentou.
Raparigas recorrem ao médico por dores
As mulheres mais jovens, com idades entre os 17 e os 20 anos, recorrem ao médico depois de sofrerem de vaginismo, 1, 2 ou 3 casos por mês. Não quer dizer que as mulheres não tenham orgasmos na masturbação e no sexo oral, mas não nas penetrações.

Picantes: Saiba como aumentar a libido e manter a erecção

CM (Sexo e Saúde) ;)

Tanto na busca de orgasmos cada vez mais intensos como na procura de sexo intensamente satisfatório, os alimentos são, desde a antiguidade, a primeira ‘ajuda' ao sexo de qualidade. Nalguns casos, a ciência diz que são disparates, mas é na crença popular e histórica que assenta o erotismo. 
Desde as ostras ao açafrão, à canela, ao gengibre e até aos produtos picantes (malaguetas, por exemplo), tudo vale para seduzir o sexo oposto. Seja num chá ou num prato que tenha um nome tão sugestivo como Orgia de Satay (camarões com leite de coco e malagueta), um dos que fazem parte do menu do restaurante afrodisíaco Afreudite, em Lisboa.
Segundo Rui Sousa, responsável pelo Afreudite, é com o intuito de seduzir que dezenas de mulheres transformam os seus workshops, em que ensina a cozinhar pratos afrodisíacos, num dos serviços mais procurados.
Aliás, a nutricionista Ana Bravo vinca bem a importância de "uma alimentação equilibrada e variada para uma boa saúde e, por consequência, também para um bom desempenho sexual", explicando mesmo que, "além de todos os processos químicos que decorrem no ser humano e que estimulam o desejo e prazer sexuais, também para a fase de atracção sexual a alimentação é importante", pois "a libertação e o reconhecimento de feromonas são melhorados num indivíduo saudável".
Mas não se seduz só pelo paladar e estômago. Entre os afrodisíacos, estão ainda os aromatizantes, os cremes e os suplementos alimentares naturais.
Segundo o responsável da loja Magic Mushroom, em Lisboa, elas procuram mais os chás de especiarias para aumentar a libido, mas são eles os maiores clientes. "Os homens procuram os cremes para fazer durar a erecção e os ‘poppers' (aromatizante) para fazer relaxar os músculos", explica a mesma fonte.
Pedro Vale, especialista em Fitoterapia na loja Celeiro da baixa lisboeta, refere que os produtos mais procurados são os "estimulantes naturais", que fazem aumentar o fluxo sanguíneo.
CHÁ PODE FAVORECER ACTO
São produtos naturais e não têm efeitos secundários. Os chás afrodisíacos, vendidos on-line pela empresa Chás do Mundo, com sede em Leiria, aumentam a dilatação e a irrigação sanguínea dos órgãos genitais, favorecendo o acto sexual. Existem quatro variedades, sendo o Pau de Cabinda o mais conhecido, logo seguido do chá de casca de Catuaba, que é uma árvore "pequena e vigorosa" natural do Brasil. Vendido em pacotes de 200 gramas, há ainda o chá de Marapuama, outra planta nativa da floresta amazónica brasileira.
As bagas de guaraná são também comercializadas como chá afrodisíaco, tendo um efeito estimulante. Os efeitos dos chás são assegurados por vários estudos, a maior parte de origem brasileira, mas Manuel Tiago, administrador da Chás do Mundo, diz que "não há receitas mágicas, tudo depende das pessoas que os tomam e da sua disponibilidade mental".


Internet: Sites e fóruns de encontros à distância de um clique

CM (Sexo e Saúde) ;)

O sexo vivido nas redes sociais. Saiba tudo sobre os hábitos dos portugueses.
Foram namorados na adolescência e reencontraram-se após 20 anos. O cenário da reaproximação de P. e M.,ambos de 39 anos, foi a rede social Facebook.
P. deu o primeiro passo. Estava frustrado com o seu casamento e utilizava a rede para dar umas escapadelas. M. tinha acabado de sair de um casamento falhado e foi para o Facebook à procura de novas amizades. Acabou também por encontrar as antigas. Começaram a falar. Há um ano deixaram o mundo virtual e passaram a encontros reais, mas escondidos. P. garante que vai contar tudo à mulher.
Este é apenas um dos muitos exemplos do que se passa através das redes sociais, que invadiram todas as esferas de relacionamento.
Algumas destas redes podem até ajudar a encontrar emprego, como o Linkedin. Noutras, pode--se encontrar pessoas com os mesmos interesses e até fazer amigos, como o Google+ e o Twitter.
Depois, há as mais quentes, dirigidas para os relacionamentos, para o sexo sem compromisso e relações extraconjugais. São os casos do match maker, adult-friendfinder, meetic e second love. Em todos estes sites há milhares de portugueses inscritos. Por exemplo, o second love, que tinha começado a funcionar a 1 de Junho de 2011, em Julho do mesmo ano já tinha 30 mil utilizadores portugueses.

Salários até 700 € fora do aumento da TSU

Passos Coelho vai anunciar mudanças na TSU em breve

CM

O aumento da Taxa Social Única não será igual para todos. 
CM revela o que vai acontecer.

Apreendidas armas a suspeito de violência doméstica


CM
A mesma fonte acrescentou à agência Lusa que a apreensão de quatro armas de caça e um revólver calibre 32, assim como várias munições, decorreu na sequência de uma busca domiciliária. Uma das armas não estava registada.
O homem, de 52 anos, ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR) após ter sido ouvido.
Esta acção foi desenvolvida pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR, que se dedica sobretudo a investigação de situações de violência doméstica.

A25: Condutor acusado de homicídio por negligência


CM
O despacho de acusação referente ao acidente que aconteceu no sentido Viseu-Aveiro, que resultou na morte de três pessoas, incluindo uma criança de oito anos, e provocou ainda 15 feridos, ficou concluído no dia 10 de Setembro.
No documento a que a Lusa teve hoje acesso, o MP acusa um homem de 31 anos de um crime de homicídio por negligência agravado pelo resultado "mercê da falta de cuidado e atenção a condução" e por uma contra-ordenação rodoviária.
O arguido, residente em Oliveira do Bairro, é o motorista do pesado de mercadorias que abalroou várias viaturas que se encontravam imobilizadas na faixa de rodagem e na berma, minutos depois de ter acontecido o primeiro acidente no sentido contrário.
O acidente em cadeia envolvendo 20 viaturas (um pesados e 19 ligeiros), ocorreu no dia 23 de Agosto de 2010, pelas 16h25, ao quilómetro 45 da A25, no sentido Viseu-Aveiro, numa altura em que a visibilidade era reduzida, devido a nevoeiro intenso e chuva.
O MP concluiu que os embates ocorreram como consequência da "condução desatenta e desadequada do arguido", tendo em conta as más condições atmosféricas e o pavimento molhado.

Asfixia namorada e mata-a com pá


CM

PNR pede "desparasitação imediata" frente ao Parlamento


CM

"Esta classe política está a hipotecar a nossa soberania, está a destruir a nossa economia, a aniquilar a justiça social e continua impune, viemos aqui simbolicamente protestar com este tema que é desparasitar este bando de parasitas que há 38 anos dão cabo de Portugal, eles não governam o País, não servem os interesses de Portugal, pelo contrário, governam-se a si próprios", afirmou à agência Lusa o presidente do PNR, José Pinto Coelho.

Descoberto papiro que faz referência à mulher de Jesus


CM

Vaivém Endeavour inicia última viagem antes de ir para museu

CM

VÍDEO: Aviso aos ladrões em caixa ATM de Creixomil previne assaltos

Guimarães digital
VÍDEO: Aviso aos ladrões em caixa ATM de Creixomil previne assaltos

Nos tempos que correm, a criminalidade está ao virar de qualquer esquina e ataca dos mais variados modos.
Numa altura em que a insegurança pública é uma realidade que preocupa os cidadãos de bem, há quem puxe da imaginação para combater os criminosos.
É o que acontece na Rua de S. Miguel, na freguesia de Creixomil, onde um comerciante local conseguiu autorização para colocar um aviso na caixa ATM instalada no seu estabelecimento comercial.
O aviso colocado na referida caixa por Ernesto Vieira é esclarecedor:
“Em caso de assalto deixe comentário para melhorar a segurança. Agradecemos a preferência, mas em caso de assalto não nos responsabilizamos pelas notas manchadas com tinta. Qualquer assaltante, em caso de roubo, desde já autoriza a colocação do vídeo no YouTube. A gerência agradece que qualquer assalto seja feito fora das horas de expediente”.

Com esta nota o empresário de consumíveis informáticos espera evitar assaltos à caixa ATM e, desde modo, salvaguardar o seu património.

GNR deteve jovem com mandados pendentes

GNR deteve jovem com mandados pendentes

Guimarães Digital


Apesar de ter oferecido alguma resistência, quando foi abordado pela GNR, o jovem acabou por se entregar aos militares da GNR de Vizela, ...

As vedações foram erguidas no Parque Natural de São Mamede

Público


O documento elaborado pela GNR e remetido ao presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tutela os ...

Recuperados 3000 euros em ouro furtado em Famalicão


Diário Digital


O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos recuperou em Riba de Ave, Famalicão, cerca de 3000 euros em ouro, um relógio e um telemóvel que ...

Agente da PSP atropelado por jovem que encetou fuga durante operação de trânsito

Agente da PSP atropelado por jovem que encetou fuga durante operação de trânsito

Guimarães Digital


Um agente da Divisão de Guimarães da PSP sofreu ferimentos ligeiros na sequência de um atropelamento de que foi vítima, quando efectuada uma operação de fiscalização de trânsito.
A situação aconteceu ontem cerca das 19h45, na Rua do Pinheiro, na freguesia de Azurém.
Na altura elementos da PSP estavam a proceder a uma operação de fiscalização de trânsito, quando mandaram parar um jovem de 17 anos que conduzia um motociclo.
O jovem, que é estudante e reside em Azurém, não tinha carta de condução. Quanto ao motociclo não tinha matrícula e também não tinha registo.
Numa tentativa de fuga, o jovem acabou por atropelar o agente da PSP que teve que receber tratamento hospitalar.
O jovem vai ser presente esta quarta-feira a Tribunal.

421 mortos nas estradas desde o início do ano

DN

Quatrocentas e vinte e uma pessoas morreram nas estradas portuguesas desde o início do ano, menos 51 do que em igual período de 2011, quando se registaram 472 vítimas, informou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Segundo a mesma fonte, entre 01 de janeiro e 15 de setembro de 2012, o período analisado, foram contabilizados 1.462 feridos graves, contra os 1.712 no ano passado.
Os dados recolhidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR) indicam que o número de feridos ligeiros se fixou em 24.599, menos 3.499 do que no mesmo período de 2011.
De acordo com os números da ANSR, entre 08 e 15 de setembro morreram onze pessoas, 10 registadas pela GNR e uma pela PSP, e foram contabilizados 40 feridos graves, 27 pela GNR e 13 pela PSP.
A ANSR revela igualmente que 638 pessoas morreram na estrada no último ano, de 16 de setembro de 2011 a 15 de setembro de 2012, menos 72 do que no período homólogo anterior.
A autoridade especifica que esta informação estatística, elaborada com base nos mapas de acidentes e de vítimas referentes ao continente e enviados diariamente pelas entidades fiscalizadoras, tem um caráter provisório.
Segundo a ANSR, o conceito de "morto ou vítima mortal" utilizado neste âmbito abrange apenas os óbitos ocorridos no local do acidente ou durante o transporte até à unidade de saúde.

Interpol realizou operação contra contrabando de tabaco e álcool em sete países africanos

Angola Press

Mapa de ÁfricaParis - A Interpol coordenou uma operação contra o contrabando de tabaco e álcool em sete países africanos, anunciou segunda-feira a organização internacional de polícia, citada pela Lusa.  

 
Na operação levada acabo no final do mês passado, com o apoio da Organização Mundial de Alfândegas (OMA), foram confiscados 32 milhões de cigarros, o equivalente a 1,6 milhões de maços, além de 134 toneladas de tabaco em rama e quase 3.000 litros de álcool, precisou a Interpol em comunicado.    

 
Os agentes da polícia procederam a quase 40 intervenções em portos, postos fronteiriços, mercados e lojas em Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Quénia, Tanzânia e Zimbabwe, acrescentou.  

 
"Na sequência destas operações, as autoridades nacionais iniciaram uma série de investigações administrativas sobre a evasão fiscal e outros possíveis delitos", referiu a Interpol.  

 
A operação realizou-se no âmbito de um programa específico da Interpol para combater o comércio ilegal e ajudar a polícia dos seus 190 países-membros a combater o tráfico de substâncias proibidas e identificar as suas rotas. 

 
Durante a última década, este tipo de comércio tornou-se um fenómeno global de enormes proporções e que causou danos humanos, sociais, económicos, políticos e ambientais, além de se ter tornado numa das mais importantes fontes de financiamento para as redes de crime organizado e um entrave ao desenvolvimento económico sustentável, referiu a Interpol. 

SIS com 144 Automóveis ao serviço, primeiro-ministro com 31

Jornal de negócios

Os veículos do Estado estão atribuídos na sua maioria a polícias e militares, mas há centenas de outros serviços com carros públicos, incluindo o SIS (144 veículos) ou o gabinete do primeiro-ministro (31).

Segundo um relatório da Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), o parque automóvel do Estado no final de 2011 era composto por 27.692 veículos, menos 658 que no ano anterior, uma redução de 2,3%.

A maior parte destes veículos públicos está com forças de segurança: 41,2% da frota em serviços do Ministério da Administração Interna, 16,9% no Ministério da Defesa. Só um outro ministério detém mais de 10% do total de veículos: o da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (3.569 veículos, 12,9% do total).

O serviço com mais veículos é o comando-geral da GNR (5.790), seguido da direção nacional da PSP (4.109). Entre as dez entidades com mais veículos encontram-se ainda o Exército, a Polícia Judiciária, a Proteção Civil, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Marinha.

O relatório assinala que há vários veículos afetos ao Ministério da Defesa, "essencialmente de cariz operacional e militar", que não estão registados no sistema da ANCP.

Secretas: ex espião é integrado nos quadros da Presidência do Conselho de Ministros

Esquerda NET

Pedro Passos Coelho assinou o despacho que determina a integração nos quadros da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) de João Luís, exonerado no ano passado do cargo de diretor do Departamento Operacional do SIED e que é acusado pelo Ministério Público dos crimes de acesso indevido a dados pessoais, acesso ilegítimo agravado e abuso de poder.


O despacho, datado de 31 de julho, determina que João Luís, homem da confiança do ex diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, deve ocupar um lugar “de montante pecuniário correspondente à remuneração base auferida” e com efeitos “reportados à data de cessação de funções, ou seja, a partir de 5 de novembro de 2011”. O posto de trabalho será criado para este efeito e deve ser extinto quando vagar.

Passos Coelho integra no quadro "espião" acusado

DN

João Luís, ex-agente do SIED acusado no caso das "secretas", foi integrado no quadro da Presidência do Conselho de Ministros e com o mesmo salário. Passos assinou o despacho antes de ir de férias.

PJ contrata antigos espiões envolvidos no caso das secretas

Diário digital


Henrique Corrêa da Silva e Clemente Lucena Vian, ex-espiões do Serviço de Informações Estratégia de Defesa (SIED) foram requisitados pela Polícia Judiciária (PJ) para a Unidade de Prevenção e Apoio Tecnológico (UPAT), o departamento que trata das vigilâncias aos suspeitos.

Os dois ex-espiões estiveram na dependência de Jorge Silva Carvalho enquanto este, hoje acusado de corrupção no caso das Secretas, foi ali director.
Segundo o Diário de Notícias, a requisição de ambos foi proposta com carácter de urgência pelo director da UPAT, João Correia, justificando-a com os «conhecimentos técnicos e profissionais dos ex-espiões».
No final de 2011, depois de uma reestruturação nos serviços de informação, os dois ex-espiões foram colocados na Presidência do Conselho de Ministros.
O despacho de integração no quadro da Presidência do Conselho de Ministros foi assinado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças a 5 de Junho. Desde que tinham cessado funções no SIED, estavam sem funções atribuídas, em casa, a receber o salário de técnicos superiores.
SOLAs novas regras da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) entram em vigor a 1 de Setembro e incluem a lista de tarefas de fiscalização das actividades económicas, avaliação de riscos alimentares ou informação aos consumidores.
Segundo o diploma de reestruturação da ASAE, hoje publicado em Diário da República, a entidade sucede nas atribuições da Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria Económica e de Publicidade na área da economia.
A ASAE detém poderes de autoridade e é órgão de polícia criminal, podendo os trabalhadores de inspecção possuir e usar armas. O inspector-geral pode aplicar coimas em matéria económica.

Forças de segurança e ASAE com mais meios para fiscalizar gestão de resíduos

Jornal de Negocios


Nova lei estabelece obrigatoriedade de instalação de sistema de videovigilância e pagamento por transferência bancária ou cheque na aquisição de metais não preciosos, numa altura em que se vêm agravando os crimes de furtos de cobre
Os operadores em cujas instalações se procede ao armazenamento, tratamento ou valorização de metais não preciosos vão passar a ser obrigados a adoptar um sistema de segurança que inclua, no mínimo, videovigilância para controlo efectivo de entradas e saídas nas instalações onde são recolhidos. Um sistema que permitirá o reforço da eficácia da intervenção legal das forças e serviços de segurança e das autoridades judiciárias. 
Esta é uma das determinações da lei que entrará em vigor a 1 de Outubro, que define os meios de prevenção e de combate ao furto e receptação de metais não preciosos com valor comercial e prevê mecanismos adicionais e de reforço no âmbito da fiscalização da actividade de gestão de resíduos pelas forças e serviços de segurança e pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). 

OE2013. ASAE sofre corte 'relevante' em 2013, mas a sua actividade “não está em risco”

iInformação
ASAE

O orçamento da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai ter um corte "relevante" em 2013, mas a sua atividade "não está em risco", disse hoje o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira.
O orçamento da ASAE para o próximo ano "terá as restrições e cortes de despesa que estão a ser impostos a toda a administração pública", referiu hoje aquele membro do Governo à agência Lusa, em Castelo Branco.
Carlos Oliveira não referiu de quanto será a redução, dizendo apenas que "está a ser discutido em sede de Orçamento de Estado, mas é um corte relevante".

PSP condenada a pagar mais de 200 mil eurosa milhares de agentes


O Tribunal Administrativo de Lisboa condenou a direcção nacional da polícia a pagar juros de mora do extinto fundo de fardamento
Entre 200 e 300 mil euros: é este o valor que a direcção nacional da PSP vai ter de desembolsar para pagar a milhares de agentes, numa decisão inédita do Tribunal Administrativo de Lisboa. O montante em causa diz respeito aos juros de mora do fundo de fardamento, extinto em 2010. O presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) – que interpôs a acção há quase dois anos – considerou ontem, numa conferência de imprensa, que esta decisão judicial é “histórica na polícia” porque, pela primeira vez, “os agentes vêem reconhecido o pagamento de juros de mora”.
Contudo, a decisão não terá efeitos práticos para já, dado que Armando Ferreira, o presidente do sindicato, já anunciou que irá recorrer da sentença. Os montantes em dívida do extinto fundo de fardamento foram pagos aos agentes da PSP em duas tranches – a primeira logo no fim de 2010 e a segunda em 2011 –, mas não foram pagos os juros de mora, o que motivou a acção em tribunal por parte do SINAPOL. Só que o sindicato discorda de que os juros de mora considerados pelo Tribunal Administrativo no acórdão agora conhecido digam apenas respeito ao período contado a partir de Março de 2011. Armando Ferreira defende que os pagamentos devem antes ser considerados a partir do dia 1 de Julho de 2010. “Pedimos o pagamento de um total de 18 meses, mas o tribunal deliberou que devem ser restituídos apenas nove meses”, justifica o líder do SINAPOL. Outra das razões que motiva o recurso tem a ver com o facto de os agentes abrangidos pela decisão serem apenas os associados do sindicato. “Queremos que todos os profissionais da PSP sejam abrangidos por esta decisão”, defende o SINAPOL.
No acórdão, a que o teve acesso na íntegra, o tribunal reconhece “a cada elemento policial o direito ao pagamento de juros de mora, à taxa legal, relativos às quantias recebidas em Dezembro de 2011, contados desde o dia 18 de Março até à data do efectivo pagamento”. A direcção nacional da PSP ainda tentou argumentar que não tinha de pagar quaisquer juros de mora “porque o fundo de fardamento não foi encerrado antes dos pagamentos efectuados”. Porém, o tribunal teve um entendimento diferente: “Não se encontra fundamento legal para acolher essa pretensão”, lê-se no documento.
Armando Ferreira anunciou ontem que, uma vez aberto o precedente, o SINAPOL vai dar entrada em tribunal com uma outra acção para exigir o pagamento de juros de mora aos polícias que ainda não foram colocados nas novas tabelas salariais, que entraram em vigor em Janeiro de 2009.
Fonte da PSP admitiu ao i que a direcção da polícia poderá vir a recorrer da decisão.