A polícia sueca lançou um mandado de captura internacional contra o fundador do site WikiLeaks especializado na publicação de documentos confidenciais, Julian Assange, por suspeita de violação e agressão sexual, anunciou hoje, sábado, uma fonte da polícia.
foto Reuters/Valentin Flauraud |
Polícia suspeita de violação e agressão sexual |
"O procurador já tinha decidido emitir um mandado de captura internacional, assegurámo-nos que todas as forças da polícia no mundo o viriam", explicou Kangasvieri.
Quinta-feira, o tribunal de Estocolmo pediu a emissão de um mandato de captura contra Julien Assange, um australiano de 39 anos conhecido como sendo o fundador do site WikiLeaks, no âmbito duma investigação a uma "violação e agressão sexual" cometido contra duas mulheres e que terá ocorrido na Suécia em Agosto.
A WikiLeaks publicou este ano milhares de documentos secretos sobre as guerras no Afeganistão e no Irão.
Entretanto, Assange apresentou na quinta-feira um recurso do mandado de captura emitido na Suécia, disse Bjorn Hurtig, advogado sueco do jornalista australiano de 39 anos.
O recurso vai obrigar à intervenção de um tribunal de recurso, que deverá confirmar ou anular o mandado de captura.
Assange sempre negou as acusações, alegando estar a ser alvo de uma "campanha difamatória" contra o WikiLeaks por ter publicado documentos secretos norte-americanos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário