segunda-feira, novembro 29, 2010

Carrinha modificada é base de blindados

CM

Até agora só foi anunciada a chegada de um veículo. Carrinha da Ford serve de base para construção do ‘Pit-Bull FX’, modelo blindado.
Produzidos pela empresa norte-americana Alpine Armoring Inc., os seis blindados adquiridos para a PSP, por 1,2 milhões de euros, têm como base o modelo F-550 XL, 4x4, da Ford. Este era um segredo que a PSP queria manter, uma vez que escondeu o logótipo do fabricante com fita adesiva preta, conforme se verificou nas fotos tiradas quando o primeiro blindado chegou.
Nos EUA, este modelo da Ford é utilizado para todo o tipo de serviços. Uma pesquisa na internet revela que este modelo serve de base para carros de bombeiros, ambulâncias, reboques, limpa-neves e até autocaravanas. Baptizado de ‘Armored SWAT Truck (Pit-Bull FX)’, este veículo pode vir equipado com ferramentas de detecção de radiação e de agentes químicos e biológicos.
PROTECÇÃO CUSTA 180 MIL EUROS
O preço-base deste modelo nos EUA, segundo o site da Ford, situa-se nos 20 mil euros. Tendo em conta o custo de cada veículo blindado (cerca de 200 mil euros cada), uma estimativa feita pelo CM avalia os custos de todos os extras – da protecção balística aos interiores modificados, passando pelas ferramentas de detecção de agentes químicos e biológicos e detecção de radiação – em 180 mil euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário