quarta-feira, novembro 03, 2010

10 mandamentos para fazer o seu dinheiro crescer

Económico
Não há fórmula mágica que permita multiplicar as poupanças. Mas existem algumas regras que podem transformar tostões em milhões.
1 - Gastar só o que se tem
As facilidades de crédito concedidas pelas instituições financeiras antes da crise levou muitas famílias a sobreendividarem-se. A crise económica e financeira obrigou os Estados e as famílias a fazerem um processo de desalavancagem. Um processo penoso: os números do BdP mostram que em Junho havia 630 mil famílias que estavam a falhar os pagamentos dos seus empréstimos. Para evitar cair nesta situação, a regra é simples: os encargos das famílias não podem exceder os seus rendimentos.
2 - Planear
....
3 - Comparar
....
4 - Prevenir infortúnios
....
5 - Saber rentabilizar as poupanças
....
6 - Saldar as dívidas primeiro
....
7 - Evitar prolongar o prazo dos créditos
....
8 - Cortar no supérfluo
....
9 - Informar-se
Informação é poder. E para ter acesso às melhores informações sobre as soluções de poupança e a gestão de dinheiro nem precisa de sair de casa. Basta ligar-se à internet. Aqui ficam alguns sites indispensáveis a ter em conta: http://clientebancario.bportugal.pt e www.saldopositivo.cgd.pt. No site do Diário Económico (www.economico.pt) poderá também aceder a várias calculadoras que tornam mais fácil e eficiente a gestão do seu dinheiro.
10 - Procure ajuda
Um dos erros que muitas famílias sobreendividadas cometem é pedir ajuda quando já é tarde demais. Ou seja, quando as famílias já têm vários créditos em incumprimento, uma situação que torna mais complicada a renegociação das dívidas. Antes de chegar a uma situação extrema, comece por recorrer ao apoio do seu circulo familiar. Poderá também encontrar ajuda nos gabinetes de apoio ao sobreendividado da Deco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário