terça-feira, janeiro 24, 2012

Novo projecto da RTP alia a informação à ficção para trazer Grandes Histórias

Hardmusica


Durante os doze meses de 2012, a RTP vai olhar para Grandes Histórias da sociedade, através de um projecto que alia a realidade à ficção e a informação à programação.
Esta tarde
, de 20 de Janeiro, foi apresentado o novo programa da RTP, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Nuno Santos, Director de Informação do canal, Rosário Salgueiro, Sub-directora de Informação, Hugo Andrade, Director de Programas, e Nuno Vaz, pertencente à Direcção de Programas e responsável pelo projecto em causa.
“Grandes Histórias – Toda a Gente Conta” é o título do projecto que trará, uma vez por mês, um telefilme sobre um tema marcante da nossa sociedade, que não tenha, no espaço informativo, tanta visibilidade quanto, por exemplo, a política ou a economia.
“Queremos melhorar a nossa função de operador público dando maior relevância a questões mais humanas”, afirmou Nuno Santos.
A par dos telefilmes produzidos em parceria com a Plural – e q
ue são retratos de casos puramente ficcionados -, durante as semanas que antecederem as suas exibições, haverá grandes e pequenas reportagens, comentários de convidados e outros apontamentos sobre o tema em causa nesse mês que entrarão, de forma natural, nas grelhas de informação da RTP e RTP Informação.
“Na televisão generalista torna-se por vezes difícil distinguir a fronteira entre a oferta de ficção e de informação”, apontou Nuno Santos, que explicitou que “apesar de na RTP essa distinção ser clara, pensámos que poderia existir complementaridade entre as duas vertentes.”
As histórias que serão contadas nestes telefilmes não têm protagonistas e retratam problemas que afectam as vidas de muitos portugueses e que muitas vezes nos passam despercebidos.
Neste momento encontram-se concluídos cinco dos dozes telefilmes e, segundo Nuno Vaz, “a pós-produção dos restantes deve estar finalizada entre os meses de Junho e Julho”.
Os temas já estão todos eles agendados, mas apenas alguns são ainda conhecidos. Viciados na Internet será o tema de Janeiro; em Fevereiro será dada atenção à questão dos testes de paternidade; e Março será o mês de olharmos para o problema que é o “bullying”. Sobre os restantes telefilmes, Hugo Andrade desvendou pouco, mas falou em temas como o abandono de idosos em hospitais, o endividamento familiar, a emigração das novas gerações e a troca da cidade pelo campo.
Os elencos (que são compostos por conhecidos actores portugueses), os realizadores e até a própria estética variam consoante o telefilme. As histórias não são somente negativas, uma vez que “o objectivo não é dramatizar”. “Queremos pôr os espectadores a pensar, para que se lembrem que estes problemas existem, e fazer com que estejam mais despertos para que estes não aconteçam mesmo ao seu lado sem que dêem por isso”, afirmou Hugo Andrade Aao Hardmusica.
A opção pelo formato de telefilme prende-se com o facto de “querermos um produto televisivo que se distinguisse da actual oferta da televisão portuguesa que existe no mercado e até mesmo no nosso próprio canal e que não fosse nem uma telenovela nem uma série, mas que mesmo assim pudesse chegar às pessoas”, explicou o Director de Programas da RTP.
No dia 29 de Janeiro, Domingo, pelas 21:00, irá para o ar “A Princesa”, o primeiro dos dozes telefilmes de “Grandes Histórias – Toda A Gente Conta”. Realizado por Vítor Elias, este telefilme abordará a temática dos viciados na internet e levantará inúmeras questões, nomeadamente sobre a verdadeira influência das redes sociais no comportamento dos mais jovens.
Logo a partir de Segunda-feira, dia 23, a criminalidade e a insegurança associadas ao acesso à internet serão faladas em vários espaços noticiosos e, na Terça, 24, uma das reportagens do programa “30 Minutos” será dedicada ao tema do mês.
“Grandes Histórias – Toda A Gente Conta” promete, na sua sinopse, “ajudar a compreender melhor o que envolve alguns dos assuntos mais importantes para a nossa vida na sociedade actual.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário