sexta-feira, julho 30, 2010

Vírus: PSP e PT alertam para emails falsos

Expresso

Emails a circular sobre alegada utilização de NIB de forma incorreta, pretensamente enviados pela PSP e PT, são falsos. Polícia investiga autoria de vírus informáticos.

Se recebeu um email a dizer que o "seu NIB foi usado de forma incorrecta. Procedimento investigatório. Leia com atenção", alegadamente enviados pela PSP e PT, apague imediatamente sem clicar no anexo "PSP Informa". É mais um vírus a circular por meio de mensagens eletrónicas.
PT e a PSP, questionados pelo Expresso, esclarecem que são mensagens fraudulentas, de phishing, a que os dois organismos são completamente alheios.
Na mensagem em questão, diz-se que "o seu aparelho telefone celular foi usado de forma incorrecta para a prática de um crime na internet. Estamos entrando em contato para que possa resolver o problema o mais rápido possível. Acesse ao site da Portugal Telecom e clique na opção Crime na Internet. Leia este texto com atenção 'PSP Informa'".

Polícia investiga autoria de emails


Segundo o Chefe Brandão, do Gabinete de Relações Públicas da PSP, desde 2007, quando começaram a circular mensagens eletrónicas falsas e fraudulentas utilizando, abusivamente, o nome da PSP, que está em curso em Portugal uma investigação criminal para identificar a sua procedência. 
Em Setembro do ano passado, várias pessoas receberam outro email de pretensa "Convocatória Judicial", de "comparecimento em audiência", relativamente à investigação de um alegado "crime público" ocorrido na noite de 12 de agosto de 2009. Trazia também um "Anexo: CONVOCA09-PSP".
No dia 21 de Setembro, a PSP divulgou em conferência de imprensa um comunicado, que foi também publicado no site da instituição, onde se podia ler: "A PSP não convoca nem notifica cidadãos para comparência em audiências de julgamentou ou diligências processuais de investigação via correio electrónico". Pelo que, "aconselha-se os destinatários deste email fraudulento, a não abrir o ficheiro anexo que a mensagem propõe, sob pena de poderem danificar o seu sistema operativo e divulgarem dados pessoais, uma vez que se trata de mensagem de phishing".
O documento pode ainda ler-se que a "Polícia de Segurança Pública desencadeou os mecanismos de cooperação internacional em matéria penal. Concomitantemente desenvolve, no plano interno, outras diligências da mesma índole".

Outro vírus em difusão


Esta semana, algumas pessoas receberam outro email com vírus (que já andou a circular anteriormente), alegadamente atribuído a uma "Procuradoria Regional da Justiça. Coordenação de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos-CODIN".
O email, igualmente falso e fraudulento, aponta um "Procedimento investigatório nº2012726/2010". A mensagem refere que "O Ministério Público da Justiça, no desempenho de suas atribuições institucionais, com fundamento nos artigos 137 e 119, inciso VI da Constituição Federal e artigo 6º, inciso VII, da Lei Complementar nº175, de 20 de maio de 1993, INTIMA Vossa Senhoria a comparecer na Procuradoria Regional do Trabalho, no dia 9 de Agosto de 2010, às 14:30 horas, a fim de participar de audiência administrativa, relativa ao procedimento investigatório em epígrafe, em tramitação nesta Regional, coforme despacho em anexo."
Traz, também, um anexo "Despacho_778125521.doc", que, obviamente - como aconselha a PSP -, não deve ser aberto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário