terça-feira, julho 27, 2010

Posições divergem

DN
Após o 25 de Abril, o controlo de estrangeiros foi entregue à PJ e das fronteiras à Guarda Fiscal. Mais tarde, o controlo de cidadãos estrangeiros passou para a PSP, mas o volume de trabalho adensou-se e o serviço foi autonomizado. A Guarda Fiscal foi também extinta. Actualmente, para ser assistente técnico no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é exigido o 12.º ano ou experiência profissional. A licenciatura só para técnico superior.

Carlos Anjos, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ, não comenta o estatuto social "das outras forças policiais". "Quando fazemos as nossas reivindicações, não fazemos pelo que os outros já têm", diz. Mas lembra que há já 12 anos que é exigida licenciatura para ingressar na Polícia Judiciária e que os casos mais complexos são entregues àquela força. Ainda assim, há inspectores apenas com o 12.º ano.

O Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia defende que deve haver um aumento substancial nas remunerações na PSP, concretamente no agente, "porque tem de ser motivado e aliciado para a carreira policial", diz o presidente Carlos Resende. E lembra que os subcomissários recebem menos que alguns dos homens que comanda e nem sequer pode compor o seu ordenado com serviços remunerados (os denominados gratificados) como fazem alguns agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário