sexta-feira, outubro 22, 2010

Definidos perímetros de segurança para a Cimeira da NATO

SIC Online

O diretor nacional da PSP garantiu esta quinta-feira que já estão definidos os perímetros de segurança para a cimeira da NATO, tendo já sido criadas as diretivas operacionais.

"Já estão definidos os perímetros de segurança e os diversos tipos de segurança", disse aos jornalistas Francisco Oliveira Pereira à margem da cerimónia de posse do novo diretor nacional adjunto de Recursos Humanos da PSP e dos diretores do Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna e da Escola Prática de Polícia.

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou que as diretivas operacionais já foram criadas, apesar de estar em "permanente mutação".

"As informações vão chegando e vamos adaptando de acordo com as ameaças e os riscos que entretanto vão surgindo", afirmou, sublinhando que a PSP já sabe quantas pessoas vão estar presentes na Cimeira da NATO, que se realiza em Lisboa a 19 e 20 de novembro, embora se tenha escusado a avançar números.

Na Direção Nacional da PSP realizou-se esta quinta-feira uma reunião de preparação da cimeira, em que estiveram presentes todos os representantes das forças e serviços de segurança e serviços de informações, além do secretário geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes.

"A reunião serviu para a PSP, como entidade territorialmente competente e responsável pela primeira linha da segurança, mostrar aquilo que já tem em termos de trabalho de casa e sobre as diretivas operacionais que já entretanto difundiu", sublinhou Oliveira Pereira.

Questionado sobre quando está prevista a chegada das viaturas blindadas, cuja aquisição foi pensada para a Cimeira da NATO, o diretor da PSP afirmou que a Polícia está à espera que "cheguem a todo momento".

"Espero que cheguem a tempo e estamos a planear tudo com base na vinda deles (blindados) ", disse, acrescentando que caso não cheguem para a cimeira "não há problema, porque naturalmente há outras soluções".

As seis viaturas blindadas estão entre um conjunto de equipamentos adquirido pela PSP e que representa o recente investimento de cinco milhões de euros do Governo para esta força de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário