Jornal Digital
Lisboa – Começam a 1 de Novembro os cortes nos abonos de Família. As novas regras vão abranger 1,4 milhões de portugueses.
De acordo com as novas regras publicadas esta sexta-feira em Diário da República é eliminada a atribuição do abono de família aos escalões mais elevados, assim como o apoio suplementar de 25 por cento dado há dois anos às famílias de menores rendimentos.
Assim, cessa a atribuição do abono correspondente aos 4/o e 5/o escalões, que correspondem a rendimentos brutos anuais superiores a 8.803,63 euros, o Estado corta ainda «o aumento extraordinário de 25% do abono de família nos 1/o e 2/o escalões», que vão afectar as famílias com rendimentos anuais brutos entre 2.934,54 e 5.869,08 euros.
O diploma estabelece ainda novos escalões para determinar o montante do abono de família, tendo por base o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), que está nos 419,22 euros. No primeiro escalão ficam as famílias com rendimentos iguais ou inferiores a 0,5 IAS, no segundo quem tem rendimentos superiores a 0,5 e iguais 1 IAS, o terceiro escalão destina-se a rendimentos entre 1 e 1,5 IAS e, finalmente, o quarto escalão destina-se a rendimentos superiores a 1,5 IAS.
Com os cortes nestes apoios sociais o Governo conta poupar 250 milhões de euros
Nenhum comentário:
Postar um comentário