Seis novas viaturas sem data definida para chegar a Lisboa. Mudança estratégica pode passar pela utilização das viaturas usadas pela GNR no Iraque.
As seis viaturas blindadas no valor de um milhão de euros que foram adquiridas para a manutenção da ordem pública durante a Cimeira da NATO, nos dias 19 e 20 de Novembro, ainda não têm data para chegar a Lisboa. E nem o Ministério da Administração Interna (MAI) nem a Direcção Nacional da PSP têm garantias de que os blindados cheguem a tempo para o encontro com os principais líderes mundiais.
"Tenho esperança que as viaturas cheguem a tempo, mas em caso contrário, não há problema, porque, naturalmente, há outras soluções", salientou o Director Nacional da PSP, superintendente-chefe Oliveira Pereira. Ao que o CM apurou, estão já a ser ponderadas mudanças nas estratégias de segurança, ou mesmo utilizar as viaturas da GNR, que tem vinte blindados semelhantes, mas estão preparados para cenários de guerra. Seis estão empenhados em Timor e na Bósnia, mas os restantes treze permanecem parados nas garagens.
As viaturas antiminas e antifogo para a PSP serão dotadas de um canhão de água, têm capacidade para transportar dez polícias e fazem parte de um conjunto de novos equipamentos adquiridos para a Cimeira.
O evento, para o qual foi autorizado um reforço no orçamento da PSP – de cinco milhões de euros –, está a ser preparado minuciosamente e atendendo a todos os cenários. Oliveira Pereira garante que estão já definidos os perímetros de segurança e criadas as directivas operacionais. Ontem realizou-se uma reunião de preparação da Cimeira, em que estiveram presentes todos os representantes das forças de segurança e serviços de informações, bem como o secretário--geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes.
SIS DÁ AULAS SOBRE RADICAIS
Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) estão a ter cursos teóricos ministrados pelos Serviços de Informações e Segurança (SIS) sobre os grupos radicais já instalados em Portugal ou que poderão marcar presença no nosso país durante a cimeira da NATO em Lisboa, de 19 a 20 de Novembro. Além da UEP, também agentes de investigação criminal estão a receber indicações que lhes permitam identificar potenciais desordeiros em cenários urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário