sábado, fevereiro 16, 2013

IGAI investiga uso de gás pimenta pela PSP em escola

Os alunos da Escola Secundária de Alberto Sampaio mobilizaram-se esta manhã contra os mega agrupamentosDN

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) disse hoje à agência Lusa que está a "proceder a averiguações" sobre o caso envolvendo o uso de gás pimenta pela PSP durante uma manifestação de estudantes esta manhã em Braga.
"A IGAI está a proceder a averiguações sobre os factos relatados", disse fonte da entidade, em mensagem eletrónica endereçada à Lusa, que questionou a IGAI durante a tarde sobre o assunto.
A utilização de gás pimenta pela Polícia de Segurança Publica (PSP) durante uma manifestação de estudantes esta manhã, em Braga, "já" está também a ser investigada pela Inspeção Nacional da PSP para "verificação da conformidade" da atuação policial.
Em comunicado enviado à Lusa, a Direção Nacional da PSP lembra que a utilização de gás pimenta, um "meio não letal de baixa perigosidade" está "enquadrada" no quadro de ação daquela força de segurança.
Da intervenção da PSP durante uma manifestação de alunos da Escola Alberto Sampaio, contra a agregação do estabelecimento com uma outra escola de Nogueira, resultaram ferimentos em seis estudantes decorrentes da utilização de gás pimenta pelas forças policiais.
Segundo o documento, "já se encontra no Comando da PSP de Braga um inspetor da Inspeção Nacional da PSP, para apuramento dos factos e verificação da conformidade legal e regulamentar da atuação policial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário