terça-feira, janeiro 08, 2013

Internet cria dependência

CM


Especialistas dão formação a educadores para prevenir adição
O uso da internet pode transformar-se em abuso e criar dependência na pessoa, seja criança, jovem ou adulto. Para prevenir a dependência e alertar para os perigos da utilização da internet, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil dá início amanhã a um projecto de formação de educadores, que decorre amanhã e quinta-feira na Casa de Saúde de Carnaxide, em Oeiras.
O psiquiatra Luís Patrício, um dos organizadores da formação e diretor da Unidade de Patologia Dual da Casa de Saúde de Carnaxide, afirmou ao CM que as “dependências acompanham quase sempre situações de grande de sofrimento”.

Segundo o especialista, há situações muito complicadas de dependência da internet, do jogo online, das redes sociais, com adultos a entrar em ruptura com as famílias e jovens universitários a “estarem agarrados ao computador 16, 18 horas” por dia.

Luís Patrício aconselha os pais a limitarem o uso do computador aos filhos, a fazer-lhes companhia e, até, a interromper quando considerar necessário.

“O computador não deve estar de costas para a família, para evitar situações de risco”, alerta o psiquiatra.

Segundo o director científico do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Carlos Filipe, o projecto tem estado a ser desenvolvido há cerca de um ano numa dezena de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo e o objectivo é torna-lo nacional.

Um simpósio internacional sobre intervenção e prevenção do uso indevido e do abuso das novas tecnologias de comunicação realiza-se sexta-feira no Auditório Senhora da Boa Nova, Estoril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário