quarta-feira, novembro 07, 2012

ASAE admite greve se Governo não criar estatuto profissional

ASAE admite greve se Governo não criar estatuto profissionalAF

Executivo tem até 22 de novembro para responder às aspirações dos funcionários

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE admitiu hoje avançar para uma greve caso o Governo não dê, até ao dia 22 de novembro, uma resposta sobre o futuro destes trabalhadores, nomeadamente sobre a criação do estatuto profissional.

A direção nacional e os delgados sindicais da Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) estiveram esta quarta-feira reunidos, em Almeirim, e decidiram realizar uma assembleia geral a 22 de novembro, na qual vai estar em cima da mesa a realização de uma greve e o estatuto profissional.

O presidente da ASF-ASAE, Luís Pires da Silva, disse à agência Lusa que a questão da greve não se coloca até à data da assembleia geral, uma vez que têm «grandes expectativas» de que o Governo dê uma resposta sobre o futuro dos inspetores.

«Até ao dia 22 de novembro é tempo suficiente para o Governo repensar a sua posição sobre os inspetores da ASAE», sublinhou.

Segundo a ASF-ASAE, é necessário «dotar o organismo de um estatuto profissional, que se encontra pendente desde a criação da ASAE, em 2006», e incorporar as regras de acesso, progressão e reforma dos funcionários.

Para a associação sindical, a falta de regulamentação da carreira tem contribuído para a desmotivação dos funcionários da ASAE.

Além da assembleia geral, a ASF-ASAE decidiu realizar uma semana de sensibilização para divulgar, junto da população, o que é a ASAE.

As ações de sensibilização vão realizar-se junto das delegações da ASAE do Porto, Coimbra e Lisboa, nos dias 12, 13 e 16 de novembro. 

Apesar de não emitirem qualquer pré-aviso para a greve geral de 14 de novembro, a ASF-ASAE manifesta solidariedade com a paralisação e apela à participação dos associados.

Sobre o orçamento da ASAE para 2013, com valor idêntico ao deste ano, a associação sindical considera que este organismo vai ter mais despesa para o próximo ano, uma vez que integrou a Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria Económica e Publicidade.

«Tal facto poderá refletir-se na diminuição das verbas destinadas aos inúmeros controlos que a ASAE está obrigada a efetuar, que visam a proteção dos consumidores, em matéria de saúde pública e segurança geral de produtos e equipamentos», adianta uma nota da ASF-ASAE.

A associação sindical diz ainda que o orçamento para 2013 deverá ter em consideração os seus funcionários, que «devem estar munidos dos meios necessários e motivação para a prossecução da sua atividade».

Nenhum comentário:

Postar um comentário