quarta-feira, abril 11, 2012

O inquérito da IGAI‎


CM


O inquérito da IGAI a pedido do MAI à actuação da PSP nos incidentes da Greve Geral foi, em nosso entender, uma boa decisão.

Demonstrou que os polícias não têm nada a esconder e permitiu que as dúvidas existentes e que levaram ao julgamento público dos profissionais da Polícia fossem dissipadas. O relatório refere que a actuação da PSP foi adequada e proporcionada, tendo em conta as circunstâncias que se verificavam no momento, conforme explicou o MAI no Parlamento.
O impacto mediático foi profundo e estas conclusões são importantes para que a credibilidade e confiança na PSP não sejam colocadas em causa. Mesmo a abertura de um processo disciplinar a um agente é importante para ouvir o visado e os seus argumentos, bem como a razão que levou a tal desfecho. Permitirá ao mesmo defender-se das acusações de que foi alvo, mesmo por quem não esteve no local e assumiu como verdadeira a versão mediatizada dos acontecimentos. Estas diligências confirmam a importância das instituições e do seu trabalho em prol da justiça e da democracia do nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário