segunda-feira, janeiro 31, 2011

Cronologia de mortes em perseguições policiais

Público

Pelo menos sete pessoas morreram nos últimos oito anos na sequência de disparos das autoridades. Cronologia dos principais casos.
 
Junho de 2002 – Manuel Pereira, um jovem de 24 anos, é atingido mortalmente por um agente da PSP no Bairro da Bela Vista, em Setúbal. O agente da PSP tentava travar uma briga entre vários indivíduos do bairro.

Março de 2003 – Um jovem de 20 anos é ferido com gravidade numa rotunda do Bairro do Zambujal, em Alfragide, Amadora, atingido na cabeça por um agente da PSP. Carlos Reis, de 20 anos, tentava fugir numa viatura mandada parar numa “operação Stop”.Agentes da PSP dispararam “para o ar” e “em direcção ao carro na tentativa de o imobilizar”, atingido o condutor. O jovem é internado e acaba por morrer no hospital.

Julho 2008 – Um rapaz de 25 anos que não parou numa “operação Stop” em Gondomar é alvejado na cabeça durante uma perseguição automóvel levada a cabo pela GNR. É internado e acaba por morrer no hospital.

Janeiro 2009 – Edson Sanches, morador no Bairro da Laje, Amadora, morre depois de ter sido atingido a tiro por um agente da PSP na Falagueira, na sequência de uma perseguição policial.

Março 2010 – O rapper ‘Mc Snake’, de 30 anos, (Nuno Rodrigues) morre depois de ter sido baleado por um agente da PSP após uma perseguição policial. O tiro disparado pelas forças de segurança perfurou a chapa traseira do carro e atravessou dois bancos antes de penetrar nas costas de Nuno Rodrigues, segundo a família.

Outubro 2010 – Um militar da GNR mata a tirou um homem de 50 anos apanhado a roubar fio de cobre no concelho da Batalha juntamente com outros homens. O grupo não terá obedecido à GNR e terá fugido.

31 de Janeiro de 2011 - Um homem que circulava numa “viatura furtada” morre ao ser baleado pela PSP no âmbito de uma perseguição policial na freguesia do Lumiar, em Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário