quinta-feira, março 06, 2014

Manifestação dos polícias coloca hoje Governo e PSP em alerta

Económico

MAI e PSP reforçam medidas de segurança para o protesto. Ninguém nega que há riscos.
O final da tarde de hoje vai ser vivido com muita tensão no Ministério da Administração Interna (MAI) e na sede de PSP. Milhares de elementos das forças de segurança vão manifestar-se a partir das 18h00 no Terreiro do Paço (onde está o MAI), seguindo depois para o Parlamento, onde, em Novembro último, os agentes de segurança invadiram as escadarias, num acto que o ministro avisou que não voltaria a repetir-se. Hoje, será o grande teste a este aviso.
Em protesto contra a redução salarial, os polícias, elementos da GNR, da ASAE, da Polícia Marítima e guardas prisionais voltam a sair à rua, tendo como destino, de novo, o Parlamento. O Corpo de Intervenção da PSP está a postos para travar incidentes. A possibilidade de haver conflitos ou confrontos está a preocupar MAI e direcção da PSP, com o ministro Miguel Macedo a pedir ontem aos manifestantes que actuem "no quadro da legalidade".
Paulo Rodrigues, secretário nacional da Comissão Coordenadora Permanente, disse à Lusa que é esperada uma "adesão superior" à manifestação de 21 de Novembro, antevendo que vai correr "sem incidentes". O representante sindical lembra que a subida das escadarias foi "um acto simbólico" mas admite que existem riscos e que podem ocorrer "situações pontuais", uma vez que movimentos civis estão a mobilizar-se para se misturarem com as forças de segurança.
No MAI e na PSP o estado é de alerta máximo, tendo em conta o crescente descontentamento que as forças de segurança têm manifestado. A juntar à contestação aos cortes salariais, estão a decorrer processos disciplinares a agentes por causa dos incidentes de Novembro, em que os polícias que estavam de serviço deixaram os seus colegas-manifestantes subir as escadarias do Parlamento. O episódio terminou com a demissão do então director da PSP.
Temendo que se repita o episódio de Novembro, MAI e PSP, sabe o Diário Económico, reforçaram o número de elementos do Corpo de Intervenção que estarão na manifestação. A direcção da PSP já avisou que "vai promover todos os processos operacionalmente adequados para que a manifestação decorra na ordem". Ontem, o Governo aprovou a atribuição de um subsídio de fardamento de 25 euros por mês mas os agentes de segurança consideram "insuficiente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário