sexta-feira, abril 15, 2011

Brasil controla pouco polícia, Portugal demais, diz docente

UOL noticias

Lisboa, 11 fev (Lusa) - Enquanto no Brasil a polícia tem "rédea solta" no combate à criminalidade, em Portugal o cenário é o oposto, com o controle "asfixiante". Com isso, parte dos portugueses já reclama "intervenção mais musculada", segundo especialistas.

No simpósio "Jornada Sobre Segurança e Violências Urbanas: Perspectivas Comparadas entre Brasil e Portugal", que aconteceu na terça-feira no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, foram focadas principalmente as diferenças entre a realidade dos dois países.

Porém, alguns participantes defenderam uma crescente similaridade, caso de Nuno Poiares, pesquisador e oficial da Polícia de Segurança Pública.

"Não somos o Brasil, mas estamos a caminhar para chegar lá um dia", disse Poiares.

Ao contrário do país sul-americano, afirmou, em Portugal o "necessário" nível de controle sobre os agentes tornou-se nos últimos anos "asfixiante", e a população "começa a reclamar que [os polícias] são brandos de mais" e devem intervir de forma mais dura.

O controle excessivo acaba inibindo alguns agentes, por exemplo, de usar a sua arma de fogo, considerando "a carga de trabalhos" que tal implica, disse.

Provocação

Segundo Poiares,...

Nenhum comentário:

Postar um comentário