Lisboa: Época de Natal e Ano Novo faz aumentar vigilância
Agentes que prestam serviço nas secretarias das divisões da PSP de Lisboa foram chamados a patrulhar as zonas mais movimentadas durante a época de Natal e Ano Novo.
A decisão prende-se não só com o aumento do número de pessoas, sobretudo junto a zonas comerciais, mas também com a redução de efectivo nas esquadras de polícia. Ao que o CM apurou, a partir de hoje, por exemplo, as patrulhas na Baixa de Lisboa serão reforçadas por agentes que trabalham nos serviços administrativos. O CM tentou contactar a Direcção Nacional da PSP, mas até à hora de fecho desta edição não obteve resposta.Centros comerciais, terminais de autocarros, zonas residenciais, locais de diversão nocturna e casas desabitadas estão a ser alvo de apertada vigilância por parte de milhares de polícias, de forma a se diminuir a criminalidade.
Também a GNR a partir de quinta-feira estará directamente empenhada nas estradas portuguesas, com 2200 militares, no sentido de se reduzir a sinistralidade. "Queremos ajudar os portugueses a chegarem a casa em segurança, através da diminuição dos condicionalismos de trânsito. Ao longo dos anos temos verificado um maior sentido de responsabilidade por parte dos condutores", referiu ontem ao CM o tenente-coronel Costa Lima, porta-voz do Comando Geral da GNR.
A operação da PSP nas zonas urbanas estará na rua até 2 de Janeiro. Por parte da GNR, a operação será dividida em dois períodos: Natal, de 23 a 26 de Dezembro, e Ano Novo, de 30 de Dezembro a 2 de Janeiro.
"HAVER UM MORTO É PERDA"
A GNR está atenta ao aumento de tráfego sobretudo nos dias 24 e 31 de Dezembro, e por isso já delineou a sua área de actuação.
Várias auto-estradas e estradas nacionais serão alvo de particular atenção dependendo da época (ver infografia). Questionado sobre o balanço dos últimos anos no que toca aos índices de sinistralidade ,o porta-voz da GNR sublinha que "enquanto houver um morto nas estradas portuguesas estamos sempre a perder". Para diminuir a sinistralidade rodoviária, também a PSP aumentou as acções de prevenção e fiscalização nos principais acessos às cidades, zonas de incidência de acidentes e locais com maior probabilidade de conflito entre o trânsito de veículos e a circulação pedonal. Recorde-se que no ano passado a Polícia de Segurança Pública ganhou mais áreas de actuação dentro das cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário