sábado, agosto 21, 2010

Novos horários causam mal-estar na Polícia

Diário de Coimbra
Reunião na 2.a Esquadra da PSP de Coimbra serviu para discutir horários de serviço
A prevista entrada em vigor de novos horários de trabalho está a causar algum mal-estar entre os agentes da PSP, tanto de Coimbra como de outras localidades do país.
Para dar a conhecer os novos horários decorreu ontem de manhã uma reunião entre um oficial da PSP, mandatado pela Direcção Nacional, e cerca de meia centena de agentes.
O encontro realizou-se ao longo de duas horas, entre as 8h30 e as 10h30, na área de atendimento ao público da 2.a Esquadra da PSP, na Rua Olímpio Nicolau Fernandes.
Perante a situação, aquela área da Esquadra ficou cheia o que terá inviabilizado o atendimento das pessoas que ali se dirigiram naquele período. Segundo nos foi possível apurar, de acordo com o novo despacho que poderá entrar em vigor para a semana, os agentes terão de fazer um total de 936 horas em seis meses. Acontece que até agora os agentes tinham dois dias de folga mas com os novos horários terão que trabalhar num desses dias para compensar as tais 936 horas em seis meses.
Por outro lado, os agentes consideram-se equiparados à Função Pública de acordo com a Lei. Se assim fosse, teriam um horário de trabalho de 35 horas semanais que corresponderia a 910 horas em seis meses. Trabalhariam assim menos horas.
A situação, ao que foi possível apurar, não afecta contudo os polícias que trabalham em “horário de expediente”. Fonte oficial da PSP de Coimbra confirmou a realização da reunião em que «foram discutidos horários de serviço» mas desmentiu que qualquer pessoa não tivesse sido atendida devido ao referido encontro.
De acordo com a mesma fonte, que classificou o assunto de «questão interna da Direcção Nacional», não está prevista para a próxima semana a entrada em vigor de novos horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário