quinta-feira, outubro 28, 2010

Deputados têm dúvidas sobre 'marinha' da GNR

DN

Presidente da comissão parlamentar questiona duplicação de meios com a Armada.

O presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, José Luís Arnaut (PSD), informou ontem que o ministro da Administração Interna e o comandante da Guarda "vão ser chamados" para explicar a razão de haver meios navais na GNR.
"Preocupa-nos que, num momento de contenção" orçamental tão forte como o que se está a viver, a GNR possa "fazer algo que vai contra os esforços pedidos às famílias portuguesas", afirmou José Luís Arnaut, à margem da visita que a Comissão Parlamentar de Defesa fez ontem à Armada (na base naval de Lisboa).
Deputados têm dúvidas sobre 'marinha' da GNREm causa está a criação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR (aprovada em Novembro de 2007), apesar de a Armada sustentar que essa "guarda costeira" iria corresponder - desde logo pelos elevados custos de operação e manutenção das embarcações e da sua estrutura de apoio - a uma duplicação de meios e desperdício de verbas. Para a Marinha, os seus "meios de duplo uso" permitem desempenhar aquelas missões (e por quem tem anos de experiência de navegação no alto mar).
Segundo a lei orgânica da GNR, "a UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e intercepção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do Continente e das Regiões Autónomas, competindo-lhe, ainda, gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário